Eleições 2022

Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Ceará nas eleições 2022

Tasso Jereissati (PSDB) não pretende se reeleger; entre os pré-candidatos está o ex-governador Camilo Santana (PT)

candidatos senado ceará
Fachada do Congresso Nacional / Crédito: Leonardo Sá/Agência Senado

Ao menos três candidatos devem concorrer ao Senado pelo Ceará nas eleições de 2022. Em dezembro, Tasso Jereissati (PSDB) vai deixar a cadeira e não pretende se reeleger.

Os partidos políticos têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral os candidatos que vão disputar a eleição em outubro. Até lá, os pré-candidatos são apresentados, mas os nomes podem mudar.

A equação para definir os pré-candidatos se dá em torno das relações entre PT e PDT no estado, partidos dos adversários Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes, que vão concorrer à Presidência.

Por ora, o pré-candidato ao Senado é o ex-governador Camilo Santana, que abre espaço para um nome do PDT concorrer ao governo. Ele deve disputar com o empresário José Alberto Pinto Bardawil (PL) e o vereador Inspetor Alberto (Pros).

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado pelo Ceará

Camilo Santana (PT)

Camilo Santana, 54 anos, é natural do município do Crato (CE). Em 1986, ele ingressou na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se graduou em Agronomia. Na UFC, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Trabalhou como servidor do Ibama antes de se lançar na política, e chegou a superintendente do órgão. Santana concorreu pela primeira vez a um cargo político nos anos 2000, mas não se elegeu prefeito de Barbalha. Em 2010, foi eleito deputado estadual. No governo de Cid Gomes, foi secretário das Cidades. Em 2014, foi eleito governador, e reeleito no pleito seguinte. Agora Camilo Santana deve ser candidato ao Senado pelo Ceará (CE) nas eleições 2022.

José Alberto Pinto Bardawil (PL)

José Bardawil, 70 anos, nasceu na capital cearense, Fortaleza. Após atuar como bancário, fez carreira como empresário do ramo das comunicações. É diretor-presidente da emissora de TV e Rádio Rede União. Nas últimas eleições, em que se lançou ao Senado, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já que o nome dele não havia sido confirmado na convenção partidária do Podemos. Agora, José Bardawil deve ser candidato ao Senado pelo Ceará (CE) novamente nas eleições 2022.

Inspetor Alberto (Pros)

José Alberto Bastos Vieira Júnior, o Inspertor Alberto, tem 61 anos, é servidor público aposentado pela Polícia Civil do Ceará, após 30 anos na carreira. Nesse período, defendeu a unificação das polícias, para que civis e militares operassem em conjunto nas delegacias. Em 2020, ele concorreu a vereador e foi eleito pelo Pros. Agora Inspetor Alberto deve ser candidato ao Senado pelo Ceará (CE) nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.