Eleições 2022

Eleições

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Amazonas nas eleições 2022

Pré-candidatos no estado do Amazonas já assumiram diversos cargos públicos e são velhos conhecidos da população

candidatos senado amazonas
Plenário do Senado Federal / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os pré-candidatos ao Senado pelo Amazonas nas eleições 2022 são nomes tradicionais da política local e antigos conhecidos da população. Todos estão de olho na vaga do senador Omar Aziz (PSD), cujo mandato termina em dezembro. Com isso, os amazonenses vão escolher apenas um candidato para o cargo.

Assim como Aziz busca a reeleição, Arthur Virgílio Neto (PSDB) também quer voltar ao Senado. Enquanto isso, Chico Preto se filiou ao Avante para contar com o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida, na campanha. Já Coronel Menezes (PL) tem o aval do presidente Jair Bolsonaro. Luiz Castro (PDT) também concorre pela predileção dos eleitores.

A partir de 20 de julho os partidos já podem anunciar os nomes dos candidatos homologados nas convenções partidárias. O prazo para decidir quem serão os postulantes a cargo público termina em 5 de agosto.

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado pelo Amazonas na Eleição de 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que movimentam os Três Poderes com até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Omar Aziz (PSD)

Omar Aziz, 63 anos, é natural do município de Garça (SP) e se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entrou na vida pública em 1988 como vereador de Manaus. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. Em seguida, foi vice-prefeito de Manaus por duas vezes, e vice-governador também por dois mandatos. Em 2010, chegou ao governo do Amazonas. Na eleição seguinte, se cacifou ao Senado. No ano passado, ganhou projeção nacional ao presidir a CPI da Pandemia e agora, nas eleições 2022, Omar Aziz busca a reeleição para o cargo de senador por Amazonas (AM).

Arthur Virgílio Neto (PSDB)

Arthur Virgílio Neto nasceu em Manaus (AM), tem 76 anos e é diplomata pelo Instituto Rio Branco. Ele se filiou ao MDB em 1966, quando o partido fez oposição à Ditadura Militar. Em 1979, foi eleito deputado federal pelo Amazonas, cargo para o qual foi reeleito. Com a redemocratização do país, chegou à prefeitura de Manaus. Ao fim do mandato, foi eleito mais duas vezes seguidas para a Câmara dos Deputados e se elegeu senador em 2003. No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Nas eleições 2022, Arthur Virgílio Neto é novamente pré-candidato ao Senado pelo Amazonas.

Chico Preto (Avante)

Chico Preto é o apelido de Marco Antonio Souza Ribeiro Da Costa, advogado e político amazonense de 52 anos, oriundo da capital do estado. Começou a carreira política como vereador. Durante a gestão de Eduardo Braga (MDB), em 2002, comandou a secretaria de Trabalho. Depois, foi deputado estadual por duas vezes. No pleito passado, Chico Preto concorreu ao Senado pelo PMN, mas saiu derrotado. Em dezembro, ele se filiou ao Avante, partido do prefeito de Manaus, para novamente ser candidato ao Senado pelo Amazonas (AM).

Coronel Menezes (PL)

Alfredo de Menezes é coronel da reserva do Exército e nasceu em Manaus. Ele cursou Arma de Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a mesma escola por onde passou Bolsonaro. Em 2010, partiu para a iniciativa privada e administrou uma instituição financeira. Menezes participou de sua primeira eleição em 2020, mas perdeu a disputa para a prefeitura da capital. O Coronel Menezes, que é próximo do presidente da República, pode ser o candidato do PL ao Senado por Amazonas nas eleições 2022.

Luiz Castro (PDT)

Luiz Castro nasceu em São Paulo (SP), em 1958, mas, aos 17 anos, mudou-se para Envira (AM), onde trabalhou como agricultor e professor na rede pública de ensino. Depois, se formou em Direito e foi presidente da Associação Amazonense de Municípios. Em 1982 foi eleito prefeito de Envira pela primeira vez, e depois foi reconduzido ao cargo. Ainda foi eleito três vezes deputado estadual. Nas eleições gerais de 2018 concorreu ao Senado, mas acabou em terceiro lugar. Luiz Castro pode novamente ser candidato a senador pelo AM.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que movimentam os Três Poderes com até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.