Eleições

Saiba quem são os candidatos ao Senado pela Bahia em 2022

Legendas podem mudar ou indicar nomes até 5 de agosto; candidaturas devem ser registradas até o dia 15 de agosto

candidatos senado bahia
Fachada do Congresso Nacional / Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os nomes dos candidatos ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições de outubro começaram a ser homologados nas convenções partidárias. Nesse pleito, os baianos irão definir quem ficará com a cadeira de Otto Alencar (PSD), que está no último ano do mandato.

A candidatura ao Senado da médica Raíssa Soares (PL) já foi oficializada pelo partido. Ela compõe a chapa do candidato ao governo do estado pelo PL, João Roma, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos próximos dias devem ser confirmadas a candidatura de Otto Alencar, que pretende ser novamente candidato a senador da Bahia (BA) em 2022 com o apoio do PT; a candidatura de Cacá Leão (PP), filho do atual vice-governador João Leão (PP); e a candidatura de Tâmara Azevedo (PSOL)

As legendas podem mudar ou indicar candidatos ao Senado pela Bahia até 5 de agosto, quando termina o prazo para definição dos nomes. As candidaturas devem ser registradas até dia 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.

Confira a lista dos candidatos ao Senado pela Bahia

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Raíssa Soares (PL)

Raíssa Soares é médica intensivista e já foi secretária de Saúde de Porto Seguro. Ela deixou a pasta para ingressar na política em novembro do ano passado. Soares ficou conhecida durante a pandemia como doutora cloroquina, por defender a prescrição do medicamento comprovadamente ineficaz para tratar a Covid-19. Soares foi oficializada pelo PL como candidata ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições de 2022.

Confira a lista com os pré-candidatos ao Senado pela Bahia

Otto Alencar (PSD)

Nascido na cidade de Ruy Barbosa (BA), Otto Alencar, 74 anos, é médico especializado em Saúde do Trabalho. Deu início à carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Foi reconduzido ao cargo por duas vezes. Também em duas ocasiões foi vice-governador da Bahia e governou o estado em 2002. Em 2014, Alencar se elegeu senador. No cargo, ganhou notoriedade quando integrou a CPI da Pandemia. Já passou pelo PTB, PL e PSD. Agora será novamente candidato a senador pela Bahia (BA), pelo PSD, nas eleições 2022.

Cacá Leão (PP)

Filho do vice-governador João Leão (PP), o deputado federal Cacá Leão, vice-líder do PP na Câmara, foi indicado para ser candidato a senador pela Bahia (BA) nas eleições 2022 depois da desistência do pai. Nascido em Salvador (BA), Leão tem 42 anos e é formado em gestão pública. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual. No pleito seguinte, foi eleito deputado federal, e conseguiu a reeleição em 2018.

Tâmara Azevedo (Psol)

Tâmara Azevedo é socióloga, especialista em políticas públicas e agente de turismo. Azevedo faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia. É pré-candidata ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis