Eleições

Quem são os candidatos a senador pela Bahia em 2022

Seis nomes estão oficialmente na disputa pela vaga de senador no pleito de outubro

conselho
Bandeira da Bahia na bancada do Senado / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Seis candidatos a senador pela Bahia (BA) estão concorrendo às eleições de 2022. Os eleitores baianos irão definir quem ficará com a cadeira de Otto Alencar (PSD), que está no último ano do mandato. O primeiro turno da disputa ocorre neste domingo (2/10).  JOTA faz uma cobertura das eleições de 2022 ao vivo. O segundo turno, caso seja necessário, será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Alencar irá concorrer à reeleição com o apoio do PT e tem como principais concorrentes, segundo as pesquisas de intenção de voto, Cacá Leão (PP), filho do vice-governador do estado, e a médica Raíssa Soares (PL).

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira a lista dos candidatos a senador pela Bahia em 2022

Cacá Leão (PP)

Filho do vice-governador João Leão (PP), o deputado federal Cacá Leão, vice-líder do PP na Câmara, foi indicado para ser candidato a senador pela Bahia (BA) nas eleições 2022 depois da desistência do pai. Nascido em Salvador (BA), Leão tem 42 anos e é formado em gestão pública. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual. No pleito seguinte, foi eleito deputado federal, e conseguiu a reeleição em 2018.

Cícero Araújo (PCO)

Funcionário público aposentado, Cícero Araújo, 63 anos é nascido em Rui Barbosa (BA) e candidato ao Senado pela Bahia (BA) em 2022 pelo PCO. Concorreu pela primeira vez em 2010, quando foi suplente de senador pelo PSOL. Araújo foi oficializado como candidato a senador pela Bahia em 2022 em convenção realizada no dia 5 de agosto.

Marcelo Barreto (PMN)

Nascido em Salvador (BA), Marcelo Barreto mora em Porto Seguro (BA) e é presidente municipal do PMN. Começou sua militância política no movimento estudantil e sindical e se destacou na defesa dos interesses da classe trabalhadora. Barreto atuou por mais de 30 anos na área de serviço público com fornecimento de energia e foi membro do Comitê Gestor estadual do ‘Programa Luz Para Todos’, destinado a levar energia à zona rural bahiana. Foi oficializado pelo PMN como candidato a senador pela Bahia (BA) nas eleições de 2022.

Otto Alencar (PSD)

Nascido na cidade de Ruy Barbosa (BA), Otto Alencar, 74 anos, é médico especializado em Saúde do Trabalho. Deu início à carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Foi reconduzido ao cargo por duas vezes. Também em duas ocasiões foi vice-governador da Bahia e governou o estado em 2002. Em 2014, Alencar se elegeu senador. No cargo, ganhou notoriedade quando integrou a CPI da Pandemia. Já passou pelo PTB, PL e PSD. Agora Otto Alencar é novamente candidato ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições 2022.

Raíssa Soares (PL)

Raíssa Soares é médica intensivista e já foi secretária de Saúde de Porto Seguro. Ela deixou a pasta para ingressar na política em novembro do ano passado. Soares ficou conhecida durante a pandemia como doutora cloroquina, por defender a prescrição do medicamento comprovadamente ineficaz para tratar a Covid-19. Soares foi oficializada pelo PL como candidata ao Senado pela Bahia (BA) nas eleições de 2022.

Tâmara Azevedo (Psol)

Tâmara Azevedo é socióloga, especialista em políticas públicas e agente de turismo. Azevedo faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia. É candidata a senadora pela Bahia (BA) nas eleições 2022 em uma chapa coletiva que conta com os candidatos a ‘co-senador’ Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL).

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!