Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador do Paraná em 2022

Disputa eleitoral pela vaga no Palácio Iguaçu conta com nove candidaturas no pleito deste ano

candidatos a governador Paraná 2022
Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná / Crédito: Marinelson Almeida/Flickr

A disputa pela cadeira no Palácio Iguaçu nas eleições de 2022 conta com nove candidatos a governador do Paraná. Os postulantes já iniciaram as campanhas para conquistar o voto dos eleitores paranaenses. O primeiro turno das eleições é realizado neste domingo (2/10). JOTA faz uma cobertura das eleições de 2022 ao vivo. O segundo turno, caso necessário, ocorrerá no dia 30 de outubro.

De acordo com pesquisas de eleitorais, o atual governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), aparece na dianteira da corrida eleitoral, seguido do ex-governador Roberto Requião (PT).

O prazo para registro das candidaturas terminou no dia 15 de agosto.

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira quem são os candidatos a governador do Paraná em 2022

Adriano Teixeira (PCO)

Adriano Teixeira, 35 anos, é funileiro e candidato a governador do Paraná (PR) em 2022 pelo PCO. Nascido em Nova Olímpia (PR), Teixeira ingressou na política em 2020 como candidato a vereador em Paranavaí (PR). No entanto, teve a candidatura indeferida por ter apresentado documentação insuficiente.

Professora Angela Machado (PSOL)

Professora da rede estadual de ensino do Paraná, Angela Machado foi lançada pelo PSOL como candidata a governadora do Paraná (PR) nas eleições 2022. Machado ficou conhecida, em 2015, após se ajoelhar diante do avanço da tropa de choque da Polícia Militar em um protesto contra a reforma da Previdência em Curitiba (PR). Ela já concorreu ao cargo de vereadora e de deputada estadual, mas não foi eleita.

Professor Ivan (PSTU)

Ivan Ramos Bernardo, popularmente conhecido como professor Ivan, tem 52 anos e é professor do ensino fundamental na rede estadual. Natural de Paranavaí (PR), foi candidato a prefeito de sua cidade natal em 2004, 2012 e 2016. Ele também já disputou vaga no Senado em 2006,  a vice-governador do Paraná em 2010,  e a governador em 2018, mas nunca foi eleito. Professor Ivan é candidato a governador do Paraná (PR) em 2022 pelo PSTU.

Joni Correia (DC)

Formado em Direito e em Comunicação Social, Joni Silva Correia Junior, 45 anos, é empresário e professor na área de empreendedorismo. Nascido em Cornélio Procópio (PR), foi candidato a deputado estadual em 2006 e suplente a vereador de Curitiba em 2008. Além disso, foi diretor da Secretária de Trabalho e Emprego do Paraná. Atualmente, é presidente estadual do Democracia Cristã e candidato a governador do Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Ratinho Júnior (PSD)

Filho do apresentador Ratinho, Carlos Roberto Massa Júnior, 42 anos, é o atual governador do Paraná (PR) e concorre à reeleição pelo PSD. Ratinho Jr. é formado em Marketing e Propaganda e antes de entrar para a política trabalhou como comunicador nas emissoras do pai. Disputou a primeira eleição em 2002, quando foi eleito deputado estadual. Foi deputado federal por dois mandatos consecutivos e também já ocupou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) na gestão de Beto Richa. Em 2018, Ratinho Júnior foi candidato ao governo do Paraná (PR) e foi eleito no primeiro turno com apoio de Jair Bolsonaro (PL).

Roberto Requião (PT)

Formado em Jornalismo e Direito, Roberto Requião, 81 anos, foi governador do Paraná (PR) por três mandatos e se filiou ao PT para concorrer novamente ao cargo em 2022. Requião já foi deputado estadual, prefeito de Curitiba (PR) e senador por dois mandatos. Em 2018, tentou a reeleição ao cargo de senador, porém não conseguiu votos suficientes. Foi filiado ao MDB (antigo PMDB) por 40 anos, mas deixou o partido em 2021. Em março de 2022, ingressou no PT e foi lançado como candidato a governador do Paraná (PR) em 2022.

Ricardo Gomyde (PDT)

Nascido em Ibaiti (PR), Ricardo Crachineski Gomyde, 52 anos, foi vereador de Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte pelo estado do Paraná. Formado em Direito, ingressou na vida política por meio do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Gomyde atuou na Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Gomyde já foi filiado ao PCdoB, PSB e, em 2022, ingressou no PDT, partido pelo qual é candidato a governador do Paraná (PR) nas eleições de 2022.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

Solange Ferreira Bueno é professora de música e candidata ao governo do Paraná (PR) nas eleições 2022 pelo PMN. Nascida em Maringá (PR), Bueno tem Licenciatura em Música e especialização em docência do ensino superior e em psicopedagogia clínica. Ela nunca concorreu a um cargo eletivo.

Vivi Motta (PCB)

Viviane Motta, conhecida como Vivi Motta, é formada em Ciências Sociais e Psicologia. Natural de Cuiabá (MT), iniciou a militância aos 15 anos na luta pelo passe livre estudantil. Ela foi professora de sociologia na rede estadual de ensino no Paraná e integra o Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Paraná. Motta foi lançada pelo PCB como candidata ao governo do Paraná (PR) em 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!