Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos a governador do Maranhão em 2022

Corrida eleitoral pela vaga no Palácio dos Leões tem nove postulantes ao cargo de chefe do Executivo estadual

candidatos a governador Maranhão 2022
Palácio dos Leões / Crédito: Claudinez Lacerda/Wikimedia Commons

Nove candidatos a governador do Maranhão (MA) estão na disputa pela vaga no Palácio dos Leões nas eleições de 2022. O eleitor maranhense terá a missão de escolher qual deles administrará o estado nos próximos quatro anos.

Flávio Dino (PSB), que comandou o estado nos últimos oito anos, renunciou ao cargo ao governo para concorrer ao Senado e o vice Carlos Brandão (PSB) assumiu a chefia do Executivo estadual. Brandão está na disputa pela reeleição e seus principais oponentes são o senador Weverton Rocha (PDT) e o ex-deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PSD).

O primeiro turno da eleição que definirá o nome do próximo governador está marcado para 2 de outubro, já o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira lista com os candidatos a governador do Maranhão em 2022

Carlos Brandão (PSB)

Carlos Brandão, 64 anos, assumiu o cargo de governador após a renuncia de Flávio Dino e é candidato à reeleição ao governo do Maranhão (MA) em 2022 pelo PSB. Nascido em Colinas (MA), Brandão é médico veterinário e empresário. Foi deputado federal de 2007 a 2014. Assumiu a presidência estadual do PSDB em 2011 e permaneceu no cargo até  2017, quando se filiou ao Republicanos. Voltou a integrar o PSDB em 2021, mas recentemente migrou para o PSB.

Edivaldo Holanda Júnior (PSD)

Prefeito de São Luís (MA) por dois mandatos consecutivos, Edivaldo Holanda Junior, 44 anos, é candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo PSD. Holanda Jr. foi vereador da capital maranhense, de 2005 a 2011, e deputado federal pelo PTC, partido do qual foi líder na Câmara. Nascido em São Luís (MA), Holanda é formado em Direito e já foi vice-presidente da Comissão de Legislação Participativa do Congresso Nacional.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Enilton Rodrigues (PSOL)

Presidente estadual do PSOL, Enilton Rodrigues, 42 anos, é candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo partido. Natural de Arame (MA), Rodrigues é formado em Engenharia e foi candidato a deputado estadual, em 2018, e a vereador de sua cidade natal, em 2020, mas não conseguiu vencer as disputas.

Frankle Costa (PCB)

Nascido na cidade de Imperatriz (MA), Frankle da Costa Lima, 43 anos, é servidor público municipal. Costa já foi candidato a vice-prefeito de Imperatriz em 2020, na chapa encabeçada por Sandro Ricardo. Costa é candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022 pelo PCB.

Lahesio Bonfim (PSC)

Lahesio Bonfim, 43 anos, é médico e ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes (MA). Ele renunciou ao cargo para ser candidato ao governo do Maranhão (MA) nas eleições de 2022. Nascido na cidade de Marcos Parente (PI), Bonfim é evangélico e foi anunciado pelo PSC como pré-candidato. Anteriormente, foi filiado ao PSL.

Simplício Araújo (Solidariedade)

Simplício Araújo tem 53 anos e é ex-secretário de Indústria e Comércio do governo de Flávio Dino. Natural de Bacabal (MA), Araújo foi deputado federal pelo PPS entre 2011 e 2015. Em 2013, trocou de partido e filiou-se ao Solidariedade. Agora, é candidato a governador do Maranhão (MA) em 2022.

Professor Joas Moraes (DC)

Joas Moraes, 53 anos, é professor auxiliar da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e atua como assessor técnico para captação de recursos e gestão pública municipal. Nascido em Imperatriz (MA), é mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras da UEMASUL. Em 2006, concorreu a deputado estadual pelo PV, mas não foi eleito. Moraes é candidato a governador do Maranhão (MA) nas eleições de 2022 pelo Democracia Cristã.

Hertz Dias (PSTU)

Nascido em São José de Ribamar (MA), Hertz Dias é professor do ensino médio e foi anunciado pelo PSTU como candidato ao governo do Maranhão (MA) nas eleições 2022. Dias é ligado a movimentos quilombolas e concorreu à prefeitura de São Luís (MA) em 2020.

Weverton Rocha (PDT)

Weverton Rocha, 42 anos, é senador e candidato a governador do Maranhão em 2022 pelo PDT. Natural de Imperatriz (MA) e formado em Administração, Rocha foi líder estudantil e vice-presidente da UNE. Ele ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, de 2011 a 2018. Foi líder do PDT no Congresso e hoje é líder da minoria. A candidatura Rocha tem o apoio do PTB.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!