Eleições 2022

Confira quem são os pré-candidatos a governador de Mato Grosso em 2022

Partidos podem trocar ou anunciar novos nomes ao Palácio Paiaguás até 5 de agosto

candidatos a governador Mato Grosso
Sede do governo de Mato Grosso / Crédito: Secom-MT

A corrida eleitoral de 2022 tem pelo menos seis pré-candidatos a governador de Mato Grosso (MT). A disputa pela cadeira no Palácio Paiaguás ainda não está totalmente definida devido a negociações entre os partidos.

O atual governador, Mauro Mendes (União Brasil), deve concorrer à reeleição e entre seus possíveis adversários estão o Procurador Mauro (PSOL), o deputado federal Victório Galli (PTB) e o vereador Lilo Pinheiro (PDT).

Os partidos podem trocar ou anunciar novos candidatos a governador de Mato Grosso (MT) até 5 de agosto, quando o prazo para as convenções partidárias termina. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno da eleição para o governo mato-grossense está marcado para 2 de outubro, enquanto o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira lista dos possíveis candidatos a governador de Mato Grosso em 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Mauro Mendes (União Brasil)

Mauro Mendes, 58 anos, é o atual governador de Mato Grosso (MT) e deve se lançar como candidato à reeleição. Nascido em Anápolis (GO) e formado em Engenharia Elétrica, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e do sistema Sesi/Senai entre os anos de 2007 e 2010. Mendes também ocupou o cargo de prefeito de Cuiabá (MT) de 2013 a 2016.

Lilo Pinheiro (PDT)

Emanuel Mussa Amui Pinheiro, popularmente conhecido como Lilo Pinheiro, 33 anos, é advogado e vereador de Cuiabá em terceiro mandato. Natural de Cuiabá (MT), Pinheiro é pós-graduado em Direito Tributário e Direito Eleitoral. Atualmente, é presidente regional do PDT no estado. O partido estuda lançá-lo como candidato ao governo de Mato Grosso (MT) nas eleições de 2022.

Percival Muniz (MDB)

Nascido em Guiratinga (MT), Percival Muniz, 66 anos, iniciou a carreira política como vereador de Rondonópolis (MT). Foi deputado federal e prefeito do município de Rondonópolis por três mandatos. Agora, Muniz aparece como possível candidato a governador de Mato Grosso (MT) pelo MDB.

Maria Lúcia (PCdoB)

Ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder é a aposta do PCdoB para o governo de Mato Grosso (MT). Nascida em Nova América (SP) e formada em Letras, ela é professora universitária com mestrado e doutorado em Educação. Foi chefe do departamento de Letras da UFMT de 1981 a 1983. Nas eleições de 2018, disputou uma vaga no Senado, mas não se elegeu. Agora, Maria Lúcia é cotada para ser candidata a governadora de Mato Grosso (MT) pela federação PT, PV e PCdoB.

Mauro César Lara de Barros (PSOL)

Mauro César Lara de Barros, conhecido como Procurador Mauro,  tem 46 anos e é procurador da Fazenda Nacional. Nascido em Cuiabá (MT), Barros já tentou ser prefeito da cidade, governador do estado, senador e deputado federal pelo PSOL, mas nunca foi eleito. O nome dele ainda não foi lançado pelo partido como pré-candidato ao governo de Mato Grosso (MT) em 2022.

Victório Galli (PTB)

Nascido em Rosana, interior de São Paulo, Victório Galli, 61 anos, é um dos nomes cotados pelo PTB para ser candidato a governador de Mato Grosso (MT). Galli é professor universitário e ex-deputado federal, cargo que ocupou por três mandatos. Atualmente é presidente estadual do PTB em Mato Grosso (MT).

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis