Eleições

Confira quem são os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022

Até o momento, seis candidaturas já foram homologadas

candidatos ao senado pelo RS
Plenário do Senado Federal | Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

As convenções partidárias começaram a ser realizadas no dia 20 de julho e os candidatos ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022 já estão sendo confirmados pelas legendas. Até o momento, seis candidaturas já foram homologadas.

Neste ano, os gaúchos vão escolher quem ocupará a cadeira do senador Lasier Martins (Podemos). O mandato dele termina em dezembro e ele próprio é um dos candidatos no pleito de outubro.

Os partidos têm até 5 de agosto para indicar ou trocar seus candidatos ao Senado pelo RS. O registro dos nomes devem ser feito até dia 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.

Confira a lista com os candidatos ao Senado pelo RS em 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Lasier Martins (Podemos)

Nascido no município de General Câmara (RS), Lasier Martins, 80 anos, é candidato à reeleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS). Advogado e jornalista, ele foi apresentador de TV do Grupo RBS. Era comentarista do Jornal do Almoço. Martins está na política há oito anos, quando foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul (RS) na primeira eleição que disputou, pelo PDT. Ele migrou para o PSD depois de ser ameaçado de expulsão. Em 2015, Martins contrariou a orientação do partido e votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois, em 2019, ele foi para o Podemos.

Ana Amélia (PSD)

Natural de Lagoa Vermelha (RS), Ana Amélia, 77 anos, atuou por mais de 40 anos como jornalista da Rádio Gaúcha e também no grupo de televisão RBS, em que participava da cobertura de notícias de Brasília. Também mantinha uma coluna de política no jornal Zero Hora. Ao deixar o jornalismo, foi eleita ao Senado em 2010 pelo PP na primeira eleição que concorreu. Em 2014, disputou o governo do Rio Grande do Sul (RS), mas perdeu para Ivo Sartori. Ela deixou o Senado em 2018, ao fim do mandato. Agora, Ana Amélia é novamente candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Hamilton Mourão (Republicanos)

O vice-presidente da República tem 68 anos e nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre. Graduado em Ciências Militares e com formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Hamilton Mourão chegou a general quatro estrelas do Exército. Em 2018, ele passou para a reserva, quando se filiou ao PRTB e compôs a chapa de Jair Bolsonaro nas eleições daquele ano para a presidência. Dois anos depois, ele criou o Conselho da Amazônia, o qual preside. Em março, Mourão trocou o PRTB pelo Republicanos e durante as convenções partidárias foi anunciado como candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Comandante Nádia Rodrigues (PP)

A tenente-coronel da Polícia Militar do Rio Grande do Sul adotou a alcunha de “comandante”. Natural de Porto Alegre (RS), Nádia Rodrigues é formada em Letras, ingressou na PM em 1989 e chegou a major. Implementou a Patrulha Maria da Penha. Após 27 anos de serviço militar, ela passou para a reserva em 2020, quando foi eleita vereadora de Porto Alegre. Em fevereiro, Rodrigues trocou o DEM pelo PP, quando o partido se fundiu ao PSL. A Comandante Nádia Rodrigues foi confirmada pelo PP como candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné é profissional da saúde na rede municipal da capital gaúcha. É graduada em Licenciatura em História e foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Agora, pelo PSTU, é candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022.

Olívio Dutra (PT)

Olívio Dutra, 81 anos, é ex-governador do Rio Grande do Sul. Nascido em Bossoroca (RS) e formado em Letras, trabalhou como bancário e durante esse período presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul. Dutra foi um dos fundadores do PT no estado. Foi deputado federal constituinte em 1986, prefeito de Porto Alegre e governou o estado entre 1999 e 2003. Durante o governo Lula foi ministro das Cidades. Agora, é o candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) em 2022 pela federação PT, PC do B e PV.

Quem são os pré-candidatos ao Senado pelo RS em 2022

Airto Ferronato (PSB)

Airto João Ferronato, 69 anos, é auditor fiscal aposentado e vereador em quinto mandato. Nascido no município de Anta Gorda, na serra gaúcha, é formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças Empresariais e Controladoria e mestre em Gestão Empresarial. Trabalhou na Secretaria Estadual da Fazenda e no Ministério da Fazenda. Ingressou na carreira política em 1988 ao se eleger vereador por Porto Alegre, cargo que ocupou outras quatro vezes. Ferronato é o líder da Bancada do PSB na Câmara de Municipal e presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor). O PSB anunciou Airto Ferronato como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis