Eleições

Quem são os candidatos a senador pelo Rio Grande do Sul em 2022

Nove candidaturas estão na disputa para ocupar uma cadeira no Senado Federal pelo RS pelos próximos oito anos

candidatos senador rs 2022
Bandeira do Rio Grande do Sul na bancada do Senado / Crédito:Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nove nomes figuram como candidatos a senador pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022. Os eleitores terão que escolher qual deles irá representar o estado no Senado Federal pelos próximos oito anos.

Neste ano, os gaúchos vão escolher quem ocupará a cadeira do senador Lasier Martins (Podemos). O mandato dele termina em dezembro e Martins não disputará a reeleição, abrindo caminho para os outros postulantes.

Francisco Settineri, que concorria pelo PCO, teve o registro de candidatura indeferido. Já a Comandante Nádia (PP) renunciou.

O primeiro turno das eleições está marcado para este domingo (2/10), já o segundo, caso necessário, para os cargos ao Executivo, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira a lista com os candidatos a senador pelo RS em 2022

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Ana Amélia (PSD)

Natural de Lagoa Vermelha (RS), Ana Amélia, 77 anos, atuou por mais de 40 anos como jornalista da Rádio Gaúcha e também no grupo de televisão RBS, em que participava da cobertura de notícias de Brasília. Também mantinha uma coluna de política no jornal Zero Hora. Ao deixar o jornalismo, foi eleita ao Senado em 2010 pelo PP na primeira eleição que concorreu. Em 2014, disputou o governo do Rio Grande do Sul (RS), mas perdeu para Ivo Sartori. Ela deixou o Senado em 2018, ao fim do mandato. Agora, Ana Amélia é novamente candidata a senadora pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Fabiana Sanguiné (PSTU)

Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné é profissional da saúde na rede municipal da capital gaúcha. É graduada em Licenciatura em História e foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Agora, pelo PSTU, é candidata a senadora pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022.

Hamilton Mourão (Republicanos)

O vice-presidente da República tem 68 anos e nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre. Graduado em Ciências Militares e com formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Hamilton Mourão chegou a general quatro estrelas do Exército. Em 2018, ele passou para a reserva, quando se filiou ao PRTB e compôs a chapa de Jair Bolsonaro nas eleições daquele ano para a Presidência. Dois anos depois, ele criou o Conselho da Amazônia, o qual preside. Em março, Mourão trocou o PRTB pelo Republicanos e durante as convenções partidárias foi anunciado como candidato a senador pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Maristela Zanotto (PSC)

Maristela Zanotto, 59 anos, é empresária no ramo de calçados e palestrante motivacional. Nascida em Paraí, na serra gaúcha, e moradora de Caçapava do Sul (RS), Zanotto presidiu por duas gestões a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul e ingressou na política em 1981, quando participou do processo de restruturação do PTB no Estado. Agora, pelo PSC, concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. Ela é candidata a senadora pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições de 2022.

Olívio Dutra (PT)

Olívio Dutra, 81 anos, é ex-governador do Rio Grande do Sul. Nascido em Bossoroca (RS) e formado em Letras, trabalhou como bancário e durante esse período presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul. Dutra foi um dos fundadores do PT no estado. Foi deputado federal constituinte em 1986, prefeito de Porto Alegre e governou o estado entre 1999 e 2003. Durante o governo Lula foi ministro das Cidades. Agora, é o candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) em 2022 pela federação PT, PC do B e PV.

Paulo Rosa (DC)

Nascido em Santa Rosa (RS), Paulo Roberto Rosa, 53 anos, é empresário. Ingressou na política filiado ao PL como candidato a vereador de Viamão (RS) em 2004, mas não foi eleito. Também já foi candidato deputado federal e prefeito. Em sua trajetória passou pelos partidos PL, PSC, PRTB, Avante e agora integra o Democracia Cristã. Nas eleições de 2022, Paulo Rosa é candidato a senador pelo Rio Grande do Sul (RS).

Professor Nado (Avante)

Ronaldo Teixeira da Silva, conhecido como professor Nado, 58 anos, é professor dos ensinos fundamental e médio. Nascido em São Leopoldo (RS), é doutor em ciências sociais e políticas. Ele foi ministro interino da Educação em 2005 e secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atuou também como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud-ONU) e secretário de Estado do Rio Grande do Sul. Já concorreu duas vezes aos cargos de deputado estadual e prefeito de São Leopoldo, mas não conseguiu se eleger. Passou pelo PT, PDT, Cidadania e ingressou no Avante. Agora é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) nas eleições 2022.

Sanny Figueiredo (PSB)

Nascida em Esteio (RS), Sandra Figueiredo, mais conhecida como Sanny, tem 43 anos e é microempresária e militante do movimento negro. Formada em Processos Gerenciais e com pós-graduação em Inteligência de mercado, ela faz parte do Negritude Socialista Brasileira, um dos movimentos organizados do PSB-RS e é integrante das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Figueiredo disputou sua primeira eleição em 2020, como candidata a vereadora de Esteio, porém não foi eleita. Agora Sanny Figueiredo é candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS) em 2022.

Acompanhe ao vivo ao GPS eleitoral neste sábado, a partir das 17h30, com análises sobre as eleições

Sair da versão mobile