Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos a senador pela Paraíba em 2022

Disputa pela vaga no Senado Federal pelo estado paraibano tem oito candidaturas registradas

candidatos a senador paraíba 2022
Plenário do Senado Federal / Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Oito candidatos a senador pela Paraíba (PB) nas eleições de 2022 disputam a cadeira hoje ocupada por Nilda Gondim (MDB), que deixará o cargo no Senado. Ela assumiu a vaga no ano passado, após a morte do titular, José Maranhão (MDB), e não concorrerá a reeleição.

De acordo com a última pesquisa Ipec, Ricardo Coutinho (PT) e Efraim Filho (União Brasil) estão empatados na liderança, considerando a margem de erro de três pontos. Coutinho tem 27% das intenções de voto e Filho tem 25%.

O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário para cargos do Executivo, está marcado para dia 30 de outubro.

Confira lista dos candidatos a senador pela Paraíba em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Alexandre Soares (PSOL)

Natural de Campina Grande (PB), Alexandre Soares de Melo, 44 anos, é professor universitário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Formado em Direito com mestrado em direitos humanos e especialização em gestão pública e psicologia infantil, Soares é membro da diretoria estadual do PSOL e é candidato a senador pela Paraíba (PB) em 2022.

André Ribeiro (PDT)

André Ribeiro Barbosa tem 40 anos e é advogado, professor e palestrante em Direito Legislativo. Nascido em Campina Grande (PB), é formado em Direito com especialização em Direito e gestão dos serviços sociais autônomos. Em 2022, disputa pela primeira vez uma eleição. André Ribeiro é candidato a senador pela Paraíba (PB) em 2022.

Bruno Roberto (PL)

Bruno Roberto, 35 anos, é natural de Campina Grande (PB). Roberto é advogado e empresário. Ingressou na política em 2012, quando se lançou a vice-prefeito. Em 2018 foi candidato a vice-governador na chapa de José Maranhão. Bruno Roberto é candidato a senador pela Paraíba (PB) nas eleições 2022, e conta com o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro. Roberto escolheu o assessor especial da Presidência, Tércio Arnaud, para ser seu primeiro suplente no Senado. Arnaud foi apontado como administrador de contas falsas nas redes sociais, derrubadas pelas plataformas por disseminarem mensagens de difamação e notícias falsas.

Efraim Filho (União Brasil)

Efraim Filho, 43 anos, é natural de João Pessoa (PB). Ele cursou Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde participou do movimento estudantil. Efraim Filho, que é filho do ex-senador Efraim Morais, fez carreira como advogado. Ele estreou na política em 2006, quando foi eleito deputado federal, cargo que ocupa há quatro mandatos consecutivos. Agora ele é candidato a senador pela Paraíba (PB) nas eleições 2022

Manoel Messias (PCO)

Manoel Messias de Pontes, 50 anos, tem o ensino fundamental completo e é estreante na política. Nascido em Duas Estradas (PB), é candidato a senador pela Paraíba (PB) nas eleições 2022 pelo PCO.

Pollyanna (PSB)

Nascida em Natal (RN), Yasnaia Pollyanna Werton Dutra, 45 anos, é veterinária e deputada estadual na Paraíba (PB). Ingressou na carreira política em 2008, quando foi eleita prefeita de Pombal (PB), cargo que ocupou entre 2009 e 2016, pelo PT. Nas eleições de 2018, filiada ao PSB, foi eleita deputada estadual. Além disso, ela foi secretária-executiva de Desenvolvimento e da Articulação Municipal na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Agora é candidata a senadora pela Paraíba (PB) nas eleições de 2022.

Ricardo Coutinho (PT)

Ricardo Coutinho, 62 anos, é natural de João Pessoa (PB). Disputou um cargo político pela primeira vez em 1992, quando foi eleito vereador da capital por duas vezes. Em 1998, chegou à Câmara dos Deputados. Depois, foi eleito, e reeleito, prefeito de João Pessoa (PB). Na metade do segundo mandato na Prefeitura, Coutinho renunciou para concorrer ao governo do estado. Em 2020, o TSE confirmou a condenação de Coutinho por abuso de poder político. Apesar de estar inelegível, Coutinho é candidato ao Senado pela Paraíba (PB) em 2022. A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura, mas ele entrou com recurso e aguarda o julgamento.

Sérgio Queiroz (PRTB)

Sérgio Queiroz é nascido em João Pessoa (PB), onde se formou em Engenharia Civil, Direito e Teologia. Ingressou no serviço público em 1993, como técnico da Justiça do Trabalho e, depois, auditor fiscal. Nos anos 2000, deu início à carreira de Procurador da Fazenda Nacional. Em 2019, chegou ao Executivo Federal, e foi nomeado secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na gestão de Damares Alves. Queiroz foi exonerado do cargo para assumir a vaga de secretário especial do Desenvolvimento Social, no Ministério da Cidadania. Também é pastor batista licenciado. Sérgio Queiroz é candidato a senador pela Paraíba (PB) nas eleições 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!

Sair da versão mobile