
Os militares estão ligados às urnas eletrônicas desde a sua concepção. Eles integraram a comissão que promoveu os primeiros estudos e projetou toda a parte técnica dos equipamentos que são usados no dia da votação. Esse é o tema do nono episódio da série no TikTok desenvolvida pelo JOTA para combater a desinformação nas eleições.
O vídeo esclarece que o grupo técnico criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para elaborar o novo sistema de votação incluiu um comandante da Marinha, um major do exército e técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Ministério da Aeronáutica. Ou seja, toda a tecnologia e segurança das urnas tem a digital também dos militares.
As Forças Armadas também participam, desde o começo, da distribuição das urnas eletrônicas em regiões de difícil acesso. Ainda hoje, o TSE conta com os serviços de militares para o transporte dos equipamentos pelo país no período eleitoral.
A série especial produzida pelo JOTA conta com o patrocínio do TikTok e o apoio institucional do TSE. Serão ao todo 15 vídeos publicados na plataforma digital até o final deste ano, com entrevistas e material jornalístico de cobertura.
Veja abaixo o nono vídeo da série sobre urnas eletrônicas:
@jotainfo Os militares participaram da criação das urnas eletrônicas. Produção JOTA, patrocínio @tiktokbrasil #urnaseletronicas #eleicoes #eleicoes2022 #tse