
A urna eletrônica substituiu a mão humana no processo de checagem e contabilização dos votos. No entanto, ainda havia uma fragilidade na identificação dos eleitores e para evitar que uma pessoa votasse no lugar de outra, a Justiça Eleitoral decidiu instaurar a identificação da biometria do eleitor. Esse é o tema do décimo primeiro episódio da série no TikTok desenvolvida pelo JOTA para combater a desinformação nas eleições.
O vídeo explica que antes da adoção do sistema que biometria existia uma figura apelidada de “mesário pianista”. Às 17h do dia das eleições, o mesário se preparava para fechar a seção e os eleitores que não tinham aparecido não poderiam mais votar. O mesário sabia exatamente quem eram essas pessoas e ele próprio poderia liberar a urna e votar por esses eleitores.
Esse tipo de fraude tinha efeitos muito pequenos para uma eleição nacional, mas podia mudar o resultado de uma eleição numa cidade pequena. A biometria surgiu para tirar esse poder do mesário, já que o teclado da urna só é liberado com o reconhecimento biométrico do eleitor.
Outro motivo para termos biometria nas eleições é evitar que eleitores com mais de um título possam votar duas vezes. No passado, as fraudes na emissão de títulos não eram incomuns. Uma pessoa pode até falsificar nome, data de nascimento e nome da mãe de um eleitor para tirar um documento frio, porém não consegue falsificar a impressão digital.
Além disso, o sistema de cadastramento de biometria consegue comparar os registros e as digitais e verificar se uma mesma impressão digital corresponde a mais de um documento.
O processo para cadastramento e exigência da biometria de todos os eleitores foi interrompido em razão da pandemia de Covid-19, mas será retomado agora em 2022. O TSE espera que quase 100% do eleitorado esteja apto a votar com identificação biométrica até as eleições de 2026.
A série especial produzida pelo JOTA conta com o patrocínio do TikTok e o apoio institucional do TSE. Serão ao todo 15 vídeos publicados na plataforma digital até o final destas eleições, com entrevistas e material jornalístico de cobertura.
Veja abaixo o décimo primeiro vídeo da série sobre urnas eletrônicas:
@jotainfo Para que serve a biometria nas eleições? Produção JOTA, patrocínio @tiktokbrasil #urnaseletronicas #eleicoes #eleicoes2022 #tse