Eleições

Por que o Brasil decidiu usar urnas eletrônicas?

Quarto episódio da série de vídeos publicada pelo JOTA fala sobre a mudança no sistema eleitoral do país

urnas eletrõnicas
A ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em sua sessão eleitoral em Brasília | Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

As urnas eletrônicas foram introduzidas ao sistema eleitoral brasileiro com objetivo de eliminar as fraudes no processo de contagem de votos. O país tinha uma tradição centenária de fraudes, dos mais diversos tipos, devido à intervenção humana. Esse é o assunto do quarto episódio da série no TikTok desenvolvida pelo JOTA para combater a desinformação nas eleições.

O vídeo esclarece que após uma fraude generalizada no Rio de Janeiro em 1994, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que os esquemas só seriam resolvidos se o elemento humano fosse completamente excluído do processo. Com as urnas, os mesários não precisavam mais participar da conferência dos votos e da contabilidade.

O projeto da urna eletrônica começou em 1995, quando o TSE formou uma comissão técnica liderada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para desenvolver o projeto. Nas eleições municipais de 1996, o equipamento foi usado pela primeira vez por eleitores de 57 cidades brasileiras.

A série especial produzida pelo JOTA conta com o patrocínio do TikTok e o apoio institucional do TSE. Serão ao todo 15 vídeos publicados na plataforma digital.

Veja abaixo o quarto conteúdo da série sobre urnas eletrônicas:

@jotainfo

As urnas eletrônicas foram adotadas para impedir fraudes eleitoraisProdução JOTA, patrocínio @tiktokbrasil #urnaseletronicas #eleicoes #eleicoes2022 #tse

JOTA" href="https://www.tiktok.com/music/som-original-7145543303503907590?refer=embed">♬ som original – JOTA

Sair da versão mobile