Eleições 2022

SP: apoiado por Bolsonaro, Tarcísio Freitas encosta em Haddad em pesquisa espontânea

Apesar da aproximação do bolsonarista, Haddad lidera intenções de voto nas pesquisas estimuladas

Fernando Haddad
Fernando Haddad / Crédito: Ricardo Stuckert

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (PL), aparece em empate técnico em Fernando Haddad (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última pesquisa espontânea para governador de São Paulo. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (18/2) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que o petista, no entanto, tem a liderança na maioria dos cenários da pesquisa estimulada.

Na pesquisa espontânea, Haddad lidera com 6% das intenções de voto e é seguido por Freitas, com 5% das intenções, e João Doria (PSDB), com 4%. Quando o instituto apresenta as opções de cenário, o petista tem seu melhor desempenho (33%) quando a disputa é contra Tarcísio (16%) e o atual vice-governador Rodrigo Garcia (7%).

O levantamento também testou apresentar os candidatos ligados aos seus principais apoiadores. Ao apresentar Haddad como o concorrente ligado a Lula e ao ex-governador Geraldo Alckmin, o petista vai a 38%. Quando informado que é o candidato de Bolsonaro, Tarcísio vai a 25%. Quando Garcia é apresentado como o nome de Doria, o vice-governador chega a 10%.

Com relação à presidência da República, o ex-presidente Lula lidera as pesquisas espontâneas com 30% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 24%, e Sérgio Moro com 9% das intenções. Lula também lidera nas intenções de voto para 2º turno contra Jair Bolsonaro, Sérgio Moro e João Doria. Em um cenário de 2º turno entre Doria e Bolsonaro, o atual governador do estado tem mais intenções que o presidente.

Na avaliação do governo de Jair Bolsonaro, 56% julgaram ruim/ péssimo, 24% responderam ótimo/ bom e 19% afirmaram ser regular. Com relação ao governo estadual, 38% avaliaram a atuação de Doria como regular, 36% entenderam como ruim/ péssima e 24% julgaram ótima/boa.

Pandemia

Na questão da atuação de Bolsonaro para enfrentar a pandemia de Covid-19, 58% responderam como ruim/péssima, 21% entenderam como ótima/ boa e 19% julgaram regular. Com relação a atuação de Doria para combate do coronavírus, 45% avaliaram como ótima/boa, 30% julgaram regular e 23% entenderam como ruim/péssima.

A pesquisa realizada pelo Ipespe entrevistou 1.000 pessoas, de 14 a 16 de fevereiro de 2022 e tem uma margem de erro estimada de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com os números BR-08006/2022 e SP03574/2022.