Desconfiança

Paredes São de Vidro: Como invadir as urnas eletrônicas?

Podcast testa todas as possibilidades para violar a tecnologia e mudar o resultado de uma eleição

Crédito: Raoni Arruda

O quarto episódio desta temporada de Paredes São de Vidro tenta invadir uma urna eletrônica. O podcast do JOTA explora o sistema eleitoral brasileiro, desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre a segurança das eleições.

A segunda temporada tem o patrocínio do Youtube Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No novo episódio, é traçado um plano de ação com todos os caminhos para invadir as urnas eletrônicas. Os obstáculos são muitos. O primeiro é que elas ficam protegidas na Casa da Moeda nas eleições. Depois, elas são protegidas por criptografia, assinatura digital e resumo digital.

Se houver qualquer tentativa de fazer um software externo funcionar na urna, o equipamento nem sequer liga. Também seria preciso corromper a Justiça Eleitoral quase inteira…

Além disso, o software das urnas é desenvolvido por diferentes setores no TSE, em que os conhecimentos sobre cada parte do programa é segregado. Ninguém sabe o processo completo. Quem ajuda a entender a lógica por trás do sistema é Rodrigo Coimbra, programador do conjunto de software do Ecossistema da Urna, nomeado chefe da Seção de Voto Informatizado do tribunal.

Ouça ao episódio 4 “Como invadir uma urna?”: 

 

Em seis episódios, o Paredes São de Vidro responde a todas as perguntas, das mais fáceis às desafiadores, e examina todas as suspeitas sobre as urnas eletrônicas. O podcast testa os mecanismos de segurança, tenta invadir uma urna para mudar o resultado de uma eleição, entrevista quem criou as máquinas e também quem primeiro colocou em xeque a segurança delas. Afinal, as urnas são ou não confiáveis?

Os próximos episódios estarão no ar às quartas-feiras – você pode ouvir no YouTube ou na sua plataforma favorita de podcasts. O Paredes São de Vidro é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA.