Podcast

Paredes São de Vidro: A corrida insana para criar urnas eletrônicas infalíveis

Tecnologia foi implementada nas eleições de 1996, quando a maior parte da população nunca havia usado um computador

A segunda temporada do podcast do JOTA Paredes São de Vidro se dedica ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre a segurança das eleições. O segundo episódio estreia nesta quinta-feira (8/9) e revela os bastidores da criação da tecnologia. Esta temporada tem o patrocínio do Youtube Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Este episódio parte das primeiras ideias sobre como usar o computador nas eleições – no momento em que a Microsoft lançava o Windows 95 – até a corrida insana contra o tempo para, em 15 meses, colocar uma nova tecnologia para funcionar no pleito de 1996.

O ministro Carlos Velloso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não admitia enfrentar mais uma denúncia de fraudes generalizadas, então propôs o desafio de que as urnas deveriam ser totalmente eletrônicas nas eleições seguintes. A história que precipitou esse movimento, em 1995 – quando um escândalo de fraude generalizada aconteceu no Rio de Janeiro e o bicheiro carioca mais famoso foi preso –, foi contada no primeiro episódio.

Os bastidores da invenção são detalhados por Paulo Camarão, que foi superintendente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a quem é atribuída a paternidade das urnas eletrônicas.

Ouça ao episódio 2A Urna”: 

Em seis episódios, o Paredes São de Vidro responde a todas as perguntas, das mais fáceis às desafiadores, e examina todas as suspeitas sobre as urnas eletrônicas. O podcast testa os mecanismos de segurança, tenta invadir uma urna para mudar o resultado de uma eleição, entrevista quem criou as máquinas e também quem primeiro colocou em xeque a segurança delas. Afinal, as urnas são ou não confiáveis?

Os próximos episódios estarão no ar às quartas-feiras – você pode ouvir no YouTube ou na sua plataforma favorita de podcasts. O Paredes São de Vidro é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA. Esta temporada tem o patrocínio do Youtube Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se ainda não começou a acompanhar, ouça ao teaser desta temporada: 

 

Ou vá direto ao episódio 1 “Tudo que você precisa saber para fraudar eleições no Rio de Janeiro”: