Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos a governador de Santa Catarina em 2022

Disputa pela vaga no governo catarinense tem dez postulantes cotados para as eleições

candidatos governador SC 2022
Centro Administrativo do governo catarinense / Crédito: Rachmaninoff/Wikimedia Commons

Dez candidatos a governador de Santa Catarina (SC) estão na disputa pela vaga no Palácio da Agronômica nas eleições de 2022. O eleitor catarinense tem a missão de escolher qual deles administrará o estado nos próximos quatro anos. O primeiro turno da eleição ocorre neste domingo (2/10).  JOTA faz uma cobertura das eleições de 2022 ao vivo. O segundo, caso necessário, será realizado no dia 30 de outubro.

Segundo pesquisa do Ipec, Jorginho Mello (PL) lidera a corrida, seguido por Moisés (Republicanos).

O prazo para os partidos registrarem as candidaturas terminou no dia 15 de agosto. Todos os pedidos foram julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 12 de setembro.

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira a lista com os candidatos a governador de SC nas eleições de 2022

Décio Lima (PT)

Nascido em Itajaí (SC), Décio Lima, 61 anos, é formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi vereador e prefeito de Blumenau (SC) por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu três vezes como deputado federal pelo PT. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em SC. Décio Lima é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) em 2022.

Esperidião Amin (PP)

Esperidião Amin, 74 anos, é professor universitário, advogado e senador pelo PP. Nascido em Florianópolis (SC), Amin iniciou a carreira pública em 1969, como diretor de administração da Secretaria de Educação e Cultura de Santa Catarina no governo de Ivo Silveira. Foi prefeito de Florianópolis (SC), governador e deputado federal por três mandatos. Em 1994, disputou as eleições presidenciais. Espiridião Amin é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) em 2022 pelo PP, partido que é filiado desde 1995.

Gean Loureiro (União Brasil)

Natural de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, 49 anos, é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal. Já foi vereador da capital catarinense por cinco mandatos consecutivos e deputado estadual. Loureiro também é formado em administração e tem mestrado em engenharia de produção. Gean Loureiro é candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2022.

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello, 66 anos, é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina. Nascido em Ibicaré (SC), Mello foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Ocupou também o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e de deputado federal por dois mandatos. Mello é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022.

Jorge Boeira (PDT)

Jorge Boeira é formado em engenharia mecânica pela  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor da Escola Técnica Federal de Santa Catarina e trabalhou na indústria carbonífera no Sul de Santa Catarina. Em 2010 e 2014, foi deputado federal de Santa Catarina. Jorge Boeira é candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022.

Leando Borges (PCO)

Leandro Borges é marceneiro e possui Ensino Médio completo. É candidato a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2022 pela primeira vez. A candidatura foi indeferida pelo TSE, mas o candidato aguarda julgamento de recurso.

Carlos Moisés (Republicanos)

Atual governador de Santa Catarina (SC), Carlos Moisés nasceu em Florianópolis (SC). É formado em Direito e é bombeiro militar aposentado. Em 2018, filiou-se ao PSL para ser candidato ao governo catarinense. Venceu a disputa no segundo turno. O político passou por dois processos de impeachment durante o governo, mas escapou em ambos. Em março de 2022, filiou-se ao Republicanos e é candidato à reeleição ao cargo de governador de Santa Catarina (SC) nas eleições de 2022.

Odair Tramontin (Novo)

Formado em Direito, com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Odair Tramontin, 60 anos, é promotor de Justiça e professor universitário. Nascido em Campo Erê (SC), Tramontin já foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e, nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito de Blumenau (SC), quando terminou em terceiro lugar. Agora é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) nas eleições 2022 pelo Novo.

Professor Alex Alano (PSTU)

Graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pós-graduado em metodologia e prática de ensino de filosofia e sociologia pela faculdade Censupeg. É ativista sindical e político. O Professor Alex Alano é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) em 2022.

Ralf Zimmer (PROS)

Ralf Zimmer, 43 anos, é defensor público estadual e candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022 pelo PROS. Natural de Chapecó (SC), Zimmer é formado em Direito e foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PSDB, mas não se elegeu. Ele ganhou notoriedade no cenário político ao propor o primeiro processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar!