Eleições 2022

Eleições 2022

Conheça os pré-candidatos a governador do Distrito Federal em 2022

Disputa eleitoral pelo governo do DF conta com oito possíveis postulantes ao Palácio Buriti

candidatos a governador DF
Palácio do Buriti / Crédito: Agência Brasília/Flickr

A disputa pelo comando do Palácio do Buriti, no Distrito Federal, ocorre apenas em outubro, mas os partidos já começaram a se articular. Oito nomes estão sendo cotados como pré-candidatos a governador do DF nas eleições de 2022.

Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, irá concorrer à reeleição e tem entre seus adversários os senadores Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT), além do ex-secretário de Educação Rafael Parente.

Vale destacar que os candidatos a governador do DF podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Confira lista dos possíveis candidatos a governador do DF:

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha é o atual governador do DF e já confirmou que pretende disputar a reeleição pelo MDB. Nascido em Brasília e formado em Direito, Rocha fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB -DF) entre 2013 e 2015. Em 2018, se lançou na política como candidato a governador do DF e venceu as eleições no segundo turno.

Izalci Lucas (PSDB)

Nascido em Araújos (MG), Izalci Lucas é contador e senador pelo Distrito Federal. Iniciou a vida política em 1998, ao se filiar ao PSDB. Em 2002, foi eleito pela primeira vez deputado distrital e, em 2010 e 2014, foi eleito deputado federal. Atualmente, é presidente do diretório do PSDB no DF. É o pré-candidato a governador do DF do PSDB nas eleições 2022.

Leila Barros (PDT)

Senadora e ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Leila Barros é pré-candidata a governadora do DF pelo PDT. Barros é nascida em Brasília e, como atleta, participou de duas Olimpíadas. Foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018. Concorreu a deputada distrital em 2014, mas não se elegeu. Já em 2018, disputou uma vaga no Senado e foi eleita.

Keka Bagno (PSOL)

Keka Bagno é conselheira tutelar e atua em movimentos sociais há 15 anos. Natural de Brasília, Bagno tem mestrado em Políticas Públicas e iniciou a vida política como militante estudantil durante a graduação em Serviço Social. Nas eleições de 2018, concorreu como vice-governadora na chapa de Fátima Souza (PSOL). Agora é a pré-candidata a governadora do DF nas eleições 2022 pelo PSOL.

Lucas Salles (DC)

Natural de Campina Grande (PB), Lucas Salles é publicitário, professor universitário e pré-candidato a governador do DF pelo Democracia Cristã. Salles é formado em Comunicação Social com mestrado na área de marketing. Ele foi o marqueteiro oficial da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Salles nunca disputou uma eleição anteriormente, mas agora é pré-candidato a governador do DF nas eleições 2022.

Leandro Grass (PV)

É professor, sociólogo e deputado distrital. Nascido em Brasília, Grass tem mestrado em Desenvolvimento sustentável e já atuou como pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas e participação social. Em 2018, foi eleito deputado distrital pela Rede Sustentabilidade. Recentemente, trocou migrou para o Partido Verde e foi anunciado como pré-candidato a governador do DF nas eleições 2022.

Rafael Parente (PSB)

Ex-secretário de Educação do governo de Ibaneis Rocha, Rafael Parente é professor e doutor em Educação pela Universidade de Nova York. Parente dirigiu projetos educacionais voltados para o ensino de línguas e foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro durante a gestão de Eduardo Paes. É o pré-candidato a governador do DF pelo PSB em 2022.

João Vicente Goulart (PCdoB)

Filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart é filósofo, escritor e presidente do PCdoB no Distrito Federal. Nascido no Rio de Janeiro, Goulart já exerceu o mandato de deputado estadual pelo PDT do Rio Grande do Sul. Ele também foi candidato à Presidência em 2018 pelo PPL. É fundador e atual presidente do Instituto João Goulart. É p pré-candidato do PCdoB ao governo do DF nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.