Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador do Distrito Federal em 2022

Duas candidaturas ao Palácio do Buriti já foram homologadas pelas legendas

candidatos governador DF
Palácio do Buriti / Crédito: Toninho Tavares/Agência Brasília.

As convenções partidárias começaram a definir os nomes dos candidatos a governador pelo Distrito Federal (DF) nas eleições de 2022. Duas candidaturas já foram homologadas pelas legendas e nos próximos dias novos postulantes devem entrar oficialmente na disputa pelo Palácio Buriti.

Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, irá concorrer à reeleição e tem entre seus adversários já confirmados o deputado distrital Leandro Grass (PV) e a conselheira tutelar Keka Bagno (PSOL).

Os candidatos a governador pelo DF podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira lista dos candidatos a governador do DF em 2022

Leandro Grass (PV)

É professor, sociólogo e deputado distrital. Nascido em Brasília, Grass tem mestrado em Desenvolvimento sustentável e já atuou como pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas e participação social. Em 2018, foi eleito deputado distrital pela Rede Sustentabilidade. No início do ano, migrou para o Partido Verde e, no último domingo (24/7), foi oficializado como candidato a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições 2022.

Keka Bagno (PSOL)

Keka Bagno é conselheira tutelar e atua em movimentos sociais há 15 anos. Natural de Brasília, Bagno tem mestrado em Políticas Públicas e iniciou a vida política como militante estudantil durante a graduação em Serviço Social. Nas eleições de 2018, concorreu como vice-governadora na chapa de Fátima Souza (PSOL). Agora é candidata a governadora do Distrito Federal (DF) nas eleições 2022 pelo PSOL. Sua candidatura foi oficializada no dia 24 de julho.

Confira lista dos pré-candidatos ao governo do DF em 2022

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha é o atual governador do Distrito Federal (DF) e já confirmou que pretende disputar a reeleição pelo MDB. Nascido em Brasília e formado em Direito, Rocha fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB -DF) entre 2013 e 2015. Em 2018, se lançou na política como candidato ao governo do Distrito Federal (DF) e venceu as eleições no segundo turno.

Izalci Lucas (PSDB)

Nascido em Araújos (MG), Izalci Lucas é contador e senador pelo Distrito Federal. Iniciou a vida política em 1998, ao se filiar ao PSDB. Em 2002, foi eleito pela primeira vez deputado distrital e, em 2010 e 2014, foi eleito deputado federal. Atualmente, é presidente do diretório do PSDB no DF. É o pré-candidato a governador do Distrito Federal (DF) do PSDB nas eleições 2022.

José Antonio Reguffe (União Brasil)

Nascido no Rio de Janeiro, José Antonio Reguffe é senador pelo Distrito Federal. Formado em Jornalismo e em Economia, iniciou sua trajetória na política em 2006, ao ser eleito deputado distrital pelo PDT. Em 2010, foi eleito o deputado federal e quatro anos depois, filiado ao Podemos, conseguiu a vaga de senador. Reguffe foi candidato à presidência do Senado Federal nas eleições de 2019, mas não obteve sucesso. Agora, é pré-candidato a governador do Distrito Federal (DF) em 2022 pelo União Brasil.

Leila Barros (PDT)

Senadora e ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Leila Barros é pré-candidata a governadora do Distrito Federal (DF) em 2022 pelo PDT. Barros é nascida em Brasília e, como atleta, participou de duas Olimpíadas. Foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018. Concorreu a deputada distrital em 2014, mas não se elegeu. Já em 2018, disputou uma vaga no Senado e foi eleita.

Lucas Salles (DC)

Natural de Campina Grande (PB), Lucas Salles é publicitário, professor universitário e pré-candidato ao governo do Distrito Federal (DF) em 2022 pelo Democracia Cristã. Salles é formado em Comunicação Social com mestrado na área de marketing. Ele foi o marqueteiro oficial da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Salles nunca disputou uma eleição anteriormente, mas agora é pré-candidato a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições 2022.

Rafael Parente (PSB)

Ex-secretário de Educação do governo de Ibaneis Rocha, Rafael Parente é professor e doutor em Educação pela Universidade de Nova York. Parente dirigiu projetos educacionais voltados para o ensino de línguas e foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro durante a gestão de Eduardo Paes. É o pré-candidato ao governo do Distrito Federal (DF) em 2022 pelo PSB.

Professor Robson (PSTU)

Robson Raimundo da Silva, popularmente conhecido como Professor Robson, 52 anos, é professor de história da rede pública de ensino do Distrito Federal. Natural do Rio de Janeiro, iniciou sua militância política no movimento estudantil. É ativista do movimento negro e já foi candidato a senador pelo PSTU em três oportunidades, mas nunca venceu um pleito. Agora, é pré-candidato ao governo do Distrito Federal (DF) nas eleições de 2022.

Paulo Octávio (PSD)

Nascido em Lavras (MG), Paulo Octávio, 72 anos, é empresário do setor imobiliário, e casado com Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente. Ele se graduou em Direito no Distrito Federal, onde mantém uma construtora. Ingressou na política em 1989, ao apoiar a candidatura de Fernando Collor à presidência. No ano seguinte, se filiou ao PRN, pelo qual foi eleito para o primeiro de dois mandatos como deputado federal. Em 2002, Paulo Octávio foi eleito senador pelo então PFL. Ele renunciou em 2006, para ser vice-governador na chapa de Arruda e assumiu o DF interinamente quando Arruda foi afastado. Agora Paulo Octávio é pré-candidato ao governo do Distrito Federal (DF) em 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis