Eleições 2022

Veja quem são os candidatos a governador de Alagoas em 2022

Sete nomes estão na disputa pelo comando do Palácio República dos Palmares pelos próximos quatro anos

candidatos governador alagoas 2022
Praia de Maceió, em Alagoas / Crédito: Wiki Commons

Sete candidatos a governador de Alagoas (AL) estão na corrida pela vaga no Palácio República dos Palmares nas eleições de 2022.

O primeiro turno da disputa irá ocorrer dia 2 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será realizado dia 30 do mesmo mês.

O estado precisou passar por uma eleição indireta em maio e o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi escolhido para um mandato tampão até 31 de dezembro.

Dantas é candidato à reeleição no pleito de outubro e lidera as pesquisas de intenção de voto, seguido por Rodrigo Cunha (União Brasil) e pelo senador Fernando Collor (PTB).

Confira a lista dos candidatos a governador de Alagoas em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Bombeiro Luciano Fontes (PMB)

Nascido em Arapiraca (AL), Luciano Valdomiro Fontes, 44 anos, é bombeiro militar. Iniciou a carreira política em 2018, como candidato a deputado federal pelo PSL, mas não se elegeu. Luciano Fontes é candidato a governador de Alagoas (AL) em 2022 pelo PMB.

Fernando Collor (PTB)

Fernando Collor, 72 anos, é ex-presidente da República e senador. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Collor é formado em Ciências Econômicas e iniciou a carreira política como prefeito de Maceió (AL) de 1979 a 1982. Foi deputado federal e governador de Alagoas (AL) antes de chegar à Presidência da Republica em 1990. Em 2006, foi eleito senador por Alagoas, sendo reeleito em 2014. Collor é candidato a governador de Alagoas (AL) em 2022 com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Luciano Almeida (PRTB)

Luciano Almeida, 53 anos, é comerciante e disputa pela primeira vez um cargo público. Nascido em Maceió (AL), Almeida é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atualmente é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Alagoas (OAB-AL). Agora é candidato a governador de Alagoas (AL) nas eleições 2022 pelo PRTB.

Paulo Dantas (MDB)

Nascido em Maceió (AL), Paulo Dantas, 43 anos, é formado em Administração de Empresas e é ex-prefeito do município de Batalha (AL), cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual pelo MDB. Dantas é o atual governador de Alagoas (AL), eleito em um pleito indireto feito em maio. A candidatura de Paulo Dantas ao governo de Alagoas (AL) nas eleições 2022 tem o apoio do ex-governador Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros e candidato ao Senado.

Professor Cicero Albuquerque (PSOL)

Formado em história com mestrado em sociologia e doutorado em ciências sociais, Cicero Albuquerque é professor universitário e educador popular. Nascido em Atalaia (AL), é militante de esquerda e foi candidato ao Senado pelo PSOL em 2018, mas não se elegeu. Professor Cicero Albuquerque é novamente candidato a governador de Alagoas (AL) nas eleições 2022.

Rodrigo Cunha (União Brasil)

Rodrigo Cunha, 41 anos, é advogado e senador em primeiro mandato. Nascido em Arapiraca (AL), Cunha já comandou a Superintendência do Procon em Alagoas (AL) e também a vice-presidência nacional do órgão. Foi eleito deputado estadual pelo PSDB em 2014. Recentemente, o senador deixou o partido e migrou para o União Brasil para ser candidato a governador de Alagoas (AL) nas eleições 2022.

Rui Palmeira (PSD)

Natural de Maceió (AL), Rui Palmeira, 45 anos, é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal. Antes de ocupar a prefeitura da capital alagoana, foi deputado estadual e deputado federal. Palmeira é de uma família com tradição política e é candidato a governador de Alagoas (AL) em 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!