Eleições 2022

Conheça a ‘Balança em 22’, relatório do JOTA PRO Poder focado na previsibilidade

Documento focado no médio e longo prazo ajuda a traçar possíveis cenários para as eleições de 2022

agregador de pesquisas JOTA
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula / Montagem: Raoni Arruda

O JOTA envia uma vez por semana aos assinantes JOTA PRO Poder o relatório exclusivo “A balança em 22”. O intuito é trazer previsibilidade com foco no médio e longo prazo por meio da reunião de informações sobre o cenário atual e da visão de futuro dos nossos analistas.

O relatório conta também com o agregador de pesquisas do JOTA, que traz um modelo estatístico próprio para agregar as diferentes pesquisas de intenção do voto e mostrar tendências eleitorais.

O relatório publicado em 1º de julho mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem em média 42% das intenções de voto, enquanto seu rival direto, o presidente Jair Bolsonaro, tem soma 33%. Atrás deles estão Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 2%. Baixe o relatório aqui.

No entanto, essa diferença varia bastante quando olhamos para o eleitorado masculino e feminino. Lula abre vantagem de 22 pontos percentuais sobre Bolsonaro entre as eleitoras, marcando 52,5%. Por outro lado, entre os homens, a distância entre os dois candidatos vem diminuindo nos últimos três meses, e a margem de Lula para Bolsonaro é de 6 pontos percentuais.

O relatório também trouxe análises sobre o momento das principais candidaturas. O documento mostrava como Lula estava intensificando conversas com setores do empresariado e do mercado, com o objetivo de prometer que não haverá ‘sustos’ e ‘solavancos’ na economia num eventual terceiro mandato do petista. O relatório também antecipou que o Lula pretendia se reunir com a Fiesp, o que de fato aconteceu nesta terça-feira (5/6).

Do lado de Bolsonaro, o relatório antecipou, por exemplo, que a base política do presidente trabalhava para turbinar o palanque paulista e trazer o PSD de Gilberto Kassab para a coligação de Tarcísio Freitas a governador. As articulações se intensificaram nos últimos dias e Kassab pode anunciar a aliança a qualquer momento.

Baixe o relatório da última semana de junho e confira como oferecemos previsibilidade política para as maiores empresas do Brasil

O agregador de pesquisas do JOTA

agregador JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em consideração mais de 600 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. São mais de 220 pesquisas nacionais coletadas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, uma média de pesquisa a cada 4 dias.

JOTA prefere utilizar informações agregadas a basear-se em números de uma única pesquisa ou empresa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico de agregação – o modelo proprietário – que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando com base na performance passada de cada instituto.

Neste ano, estão sendo compiladas pesquisas nacionais dos institutos: Atlas, IDEIA Big Data, PoderData, Paraná, Datafolha, Ipespe, Gerp, Ranking Brasil, Ipec, Orbis, Futura, Quaest, Brasmarket, Vox Populi, Ponteio, Sensus, MDA, FSB, IBPAD, RealTime.