Eleições 2022

Confira quem são os candidatos a governador do Piauí em 2022

Disputa pelo comando do Palácio Karnak pelos próximos quatro anos tem nove candidaturas registradas

candidatos a governador Piauí 2022
Palácio Karnak, sede do governo do Piauí / Crédito: Moacir Ximenes/Wiki Commons

As eleições que vão definir quem ocupará a cadeira no Palácio de Karnak nos próximos quatro anos tem nove nomes registrados. Os candidatos a governador do Piauí (PI) em 2022 já estão em campanha para conquistar o voto dos eleitores no pleito de outubro.

Wellington Dias (PT) transmitiu o cargo de governador à vice, Regina Sousa, para concorrer a uma vaga ao Senado. Como estava em seu segundo mandato, não poderia disputar a reeleição. A aposta de Dias para a sucessão é Rafael Fonteles (PT), que tem como principais concorrentes Sílvio Mendes (União Brasil) e Coronel Diego Melo (PL).

O prazo para registros das candidaturas terminou no dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário, ocorre no dia 30 do mesmo mês.

Confira a lista com os candidatos a governador do Piauí em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Coronel Diego Melo (PL)

Diego Gomes Melo, mais conhecido como Coronel Diego Melo, é oficial da Polícia Militar. Natural de Teresina, ele já disputou os cargos de deputado federal, em 2018, e de prefeito da capital do estado, em 2020, mas não nunca conseguiu se eleger. É candidato a governador do Piauí (PI) em 2022 pelo PL. Melo também é presidente da Associação de Oficiais Militares do Piauí (AMEPI).

Geraldo Carvalho (PSTU)

Geraldo Carvalho, 63 anos, é professor universitário e já foi presidente do Sindicato dos Bancários e dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior. Nascido em Piracuruna (PI), foi militante do PT até 1997, quando rompeu com o partido e migrou para o PSTU, pelo qual já foi candidato ao governo do estado, em 1998, 2002 e 2010. Também foi candidato a prefeito de Teresina, em 2004, e disputou uma vaga no Senado, em 2006 e 2014, mas não se elegeu em nenhuma das oportunidades. Carvalho é candidato a governador do Piauí (PI) nas eleições 2022 pela quarta vez.

Gessy Fonseca (PSC)

Gessy Fonseca é empresária e ex-secretária municipal de Economia Solidária de Teresina. Ela deixou o cargo para se lançar candidata a governadora do Piauí (PI) em 2022. Natural de Teresina, Fonseca disputou a prefeitura de sua cidade natal em 2020, mas terminou em terceiro lugar. Ela é presidente do PSC no Piauí.

Gustavo Henrique (Patriota)

Nascido em Belo Horizonte (MG), Gustavo Henrique, 48 anos, é bacharel em Direito e atua como servidor público municipal. Foi candidato a vereador de Teresina em três oportunidades (2004, 2016 e 2020) e também já disputou o Senado em 2014 pelo PSC, mas não obteve sucesso. Foi anunciado pelo Patriota como candidato a governador do Piauí (PI) em 2022.

Madalena Nunes (PSOL)

Maria Madalena Nunes, 59 anos, é formada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Direito pela Faculdade Santo Agostinho. Natural de Floriano (PI), é servidora pública e faz parte do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (Sintrajufe-PI). Madalena é candidata a governadora do Piauí (PI) nas eleições 2022.

Lourdes Melo (PCO)

A professora e sindicalista Lourdes Melo, 69 anos, é natural do município de Pedreiras (MA). Moradora de Teresina (PI), Lourdes é formada em licenciatura em Educação Física e atuou na rede estadual de ensino até se aposentar. Disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidata ao governo do Piauí (PI) pelo PCO, cargo que tentou novamente ocupar em 2010, 2014 e 2018. Ela também já concorreu à Prefeitura de Teresina em três pleitos. Lourdes Melo é novamente candidata a governadora do Piauí (PI) em 2022 pelo PCO.

Rafael Fonteles (PT)

Rafael Fonteles é professor universitário e ex-secretário estadual da Fazenda. Natural de Teresina (PI) e formado em Matemática com mestrado em economia, Fonteles foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) até março de 2022. Ele renunciou ao cargo para concorrer ao governo do Piauí (PI) em 2022. Sua candidatura é apoiada pelo ex-governador Wellington Dias (PT).

Ravenna Castro (PMN)

Ravenna de Castro Lima, 36 anos, é advogada, professora universitária e jornalista. Nascida em Teresina (PI), Ravenna é a atual presidente do PMN no Piauí. Ela iniciou a carreira política em 2018, quando disputou o cargo de deputada estadual, mas não se elegeu. Em 2020, se candidatou a vereadora por Teresina (PI), mas também não conquistou votos suficientes. É candidata a governadora do Piauí (PI) em 2022 pelo PMN.

Silvio Mendes (União Brasil)

Ex-prefeito de Teresina (PI) e médico, Sílvio Mendes é candidato a governador do Piauí (PI) em 2022 pelo União Brasil. Mendes já foi secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Nascido em Campo Maior (PI), o médico foi eleito prefeito da capital piauiense em 2004 e reeleito em 2008. Concorreu ao governo do estado em 2010, mas perdeu a disputa no segundo turno.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!