Eleições 2022

Veja quem são os candidatos a governador de São Paulo em 2022

Dez candidaturas estão na disputa pela vaga no Palácio dos Bandeirantes

candidatos governador sp 2022
Detalhes do Palácio dos Bandeirantes / Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Dez candidatos a governador de São Paulo (SP) estão na corrida pela cadeira no Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa ocorreu no primeiro domingo do mês (2/10). O segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.  JOTA fará uma cobertura da apuração das eleições de 2022 ao vivo.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), é candidato à reeleição. Ele tem como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O prazo para os partidos registrarem as candidaturas terminou no dia 15 de agosto.

Confira a lista dos candidatos a governador de SP em 2022

Altino Junior (PSTU)

Altino Junior é natural de São Luís (MA). Formado em Matemática, trabalha no Metrô de São Paulo há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, anteriormente já ocupou a presidência da entidade. Junior fez parte das manifestações contra o aumento das passagens em junho de 2013 e acabou preso. Em 2016, concorreu à Prefeitura da capital paulista. Agora, é candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo PSTU.



 

Antonio Jorge (DC)

Nascido na cidade de São Paulo (SP), Antonio Jorge Filho, 69 anos, é advogado e disputa a sua terceira eleição. Em 2012, foi candidato a vereador por Taubaté (SP) e conquistou a suplência. Tentou vaga como deputado estadual em 2018, mas não obteve sucesso. Agora, é candidato ao governo do estado de São Paulo (SP) nas eleições de 2022.

Carol Vigliar (UP)

Carolina Rejaili Vigliar, conhecida como Carol Vigliar, tem 40 anos e é professora de ensino médio e ativista. Nascida na cidade de São Paulo (SP), atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário. Vigliar disputa pela primeira vez um cargo eletivo ao ser candidata a governadora de São Paulo (SP) em 2022 pela Unidade Popular.

Edson Dorta (PCO)

Edson Dorta, 50 anos, é servidor público federal. Nascido em Campinas (SP), Dorta iniciou a trajetória política como candidato a deputado federal pelo PCO. Ele já foi candidato a prefeito de sua cidade natal e a vice-presidente da República em 2010. Dorta foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região. Nas eleições de 2018, concorreu ao Palácio dos Bandeiras, mas não obteve sucesso. Agora, é novamente candidato ao governo de São Paulo (SP) em 2022 pelo PCO.

Elvis Cezar (PDT)

Nascido em Carapicuíba (SP), Elvis Cezar, 46 anos, é formado em Direito e ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP). Ocupou o cargo de 2014 a 2020. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Foi filiado ao PSDB por 19 anos, mas recentemente filiou-se ao PDT para ser candidato a governador de São Paulo (SP) nas eleições de 2022.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad tem 59 anos, é professor de Ciência Política na USP e político filiado ao PT. Nascido na capital paulista, Haddad foi ministro da Educação no governo Lula, e, em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo (SP). Haddad disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu no segundo turno para Jair Bolsonaro (PL). Haddad é candidato a governador por São Paulo (SP) em 2022.

Gabriel Colombo (PCB)

Gabriel Colombo tem 31 anos e é formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Ele é militante do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022. Colombo é natural do Rio de Janeiro, mas vive atualmente em Piracicaba, interior de São Paulo, e participa de movimento sociais por moradia e pela terra.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Rodrigo Garcia era vice-governador de São Paulo e assumiu o comando do estado no início de abril de 2022 com a renúncia de João Doria. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 1999 e 2010, e, em 2014, foi eleito deputado federal pelo DEM. Nascido no município de Tanabi (SP), Garcia foi presidente nacional do DEM e secretário-geral do partido no estado de São Paulo. Em 2021, filiou-se ao PSDB para ser candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Engenheiro civil e militar da reserva, Tarcísio de Freitas, 47 anos, era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo Republicanos. Natural do Rio de Janeiro, Freitas foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo Dilma Rousseff. Durante esse período, foi responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

Vinicius Poit (Novo)

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Vinicius Poit, 36 anos, foi oficializado como candidato a governador de São Paulo (SP) em 2022 pelo Novo. Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é deputado federal em primeiro mandato.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!