Eleições 2022

Campanhas de Lula e Bolsonaro entram em acordo e abrem mão de direitos de resposta na TV

Ainda restavam pendentes a análise de 56 direitos de resposta relativos a Bolsonaro e 38 de Lula

28/10/2022|20:18|Brasília
TSE
Alexandre de Moraes e outros ministros do TSE participam de sessão plenária. Crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Os advogados dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) assinaram, nesta sexta-feira (28/10), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um acordo de desistência da veiculação em televisão de todos os direitos de resposta pendentes de análise pela Corte Eleitoral ou que teriam de ser cumpridos a partir de amanhã.

Ainda restavam pendentes a análise de 56 direitos de resposta relativos a Bolsonaro e 38 de Lula. Não houve acordo em relação a pedidos de 12 inserções de rádio feitos pelo candidato do PL.

A desistência se deu em comum acordo. Durante a sessão, o advogado de Lula, Eugênio Aragão, e o de Bolsonaro, Tarcísio Vieira, destacaram que a desistência mútua se deu para diminuir o clima de animosidade entre as partes e também porque se todos os pedidos de resposta televisivos fossem veiculados, seria necessária a convocação de cadeia extraordinária de transmissão na TV, o que traria gastos ao erário.

O último dia de horário eleitoral gratuito ocorreu nesta sexta-feira (28/10) e, se os direitos de resposta fossem concedidos, eles teriam de ser transmitidos fora do calendário previsto para a propaganda eleitoral em rádio e TV.

O acordo foi homologado pelo TSE.logo-jota