Eleições 2018

Eleições 2018

Abraji lança plataforma de busca para encontrar ações citando políticos

‘Publique-se’ reúne milhões de documentos anexados a 30 mil processos judiciais; mais de 9 mil políticos são citados

Abraji
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou nesta semana o projeto Publique-se, uma plataforma de busca que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais cujos textos citam mais de 9 mil políticos brasileiros.

A ideia da plataforma é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos. A ferramenta é gratuita.

Nesta primeira etapa, o projeto conta com dados de centenas de milhares de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Casos notórios de outros tribunais envolvendo grandes investigações sobre o poder público serão acrescentados numa segunda etapa.

Transmissão ao vivo

Na terça-feira (18/9), em duas sessões, às 10h30 e às 15h30, a Abraji fará uma transmissão ao vivo no Youtube sobre a plataforma, voltado a um recorte em especial: quem mais entra na Justiça para ocultar críticas da internet.  

A transmissão irá discutir como extrair o máximo de dados sobre o tema, como listar tentativas de censura prévia e entender o que os juízes estão determinando retirar da internet pela ferramenta da Abraji.

Para participar, basta acessar o link https://youtu.be/4O4m8muzeG0 (para a apresentação das 10h30) ou https://youtu.be/oZQxiJj888Q (para a apresentação das 15h30). Mais informações estão disponíveis no portal CTRL+X.


Você leu 1 de 3 matérias a que tem direito no mês.

Login

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito