Dados

Análise

Modelo de transição é o principal objeto das emendas à reforma da Previdência

A equipe de dados do JOTA Labs analisou todas as 277 emendas apresentadas pelos deputados federais

Deputados Federais na Câmara dos Deputados / Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A equipe de dados do JOTA Labs fez um raio-x de todas as 277 emendas apresentadas na Comissão Especial que analisa a Reforma da Previdência.

O relator da comissão, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), poderá ou não incorporar essas sugestões em seu relatório final, que ainda precisará ser votado na Comissão antes de ser analisado pelo Plenário.

Entre os temas mais mencionados nas propostas de emendas apresentadas na Comissão Especial, identificados a partir da contagem de palavras (frequência) dos documentos, está o modelo de transição.

A seguir, vem o funcionalismo e servidores públicos. Em terceiro, as emendas que discutem o Regime Geral de maneira mais ampla. Depois aparece o tema que trata sobre as mulheres e a desigualdade entre homens e mulheres na Previdência. Em quinto, ainda com relevância o tema da desconstitucionalização do Regime de Geral. 

Quanto aos partidos, o PSB é o partido que apresentou mais emendas: 38 sugestões de mudanças. Também é do PSB um dos deputados com maior número de proposições, Felipe Rigoni (PSB-ES), que apresentou 9 emendas ao todo.

O PL (antigo PR) e o PP, importantes partidos do centrão, concentram 26 e 24 emendas, respectivamente. O DEM, partido do Presidente da Casa, Rodrigo Maia, apresentou 17 emendas.

Na oposição, o PT é o destaque, com 20 emendas. Também é do PT o outro deputado com o maior número de emendas, Paulo Pimenta (PT-RS), com 9 propostas. 

Nas últimas semanas, o Congresso estava repleto de “coletadores” de assinaturas para as emendas, mas muitos deputados tiveram dificuldades de conseguir as assinaturas necessárias para protocolar as sugestões de mudanças.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito