Jair Bolsonaro

Agregador JOTA: aprovação de Bolsonaro termina outubro em alta

Bolsonaro termina o 22º mês de governo com avaliação positiva em alta (37,8%) e avaliação negativa em declínio (32,7%)

aprovação de Bolsonaro
O presidente da República Jair Bolsonaro / Crédito: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) termina o 22º mês de governo com avaliação positiva indicando leve alta, com 37,8% da população adulta avaliando seu governo como ótimo/ bom. A avaliação negativa  (ruim e péssimo) também recuou no período, e hoje está em 32,7%. Há quatro semanas, ele tinha 35,9% de avaliação positiva e 35% de avaliação negativa. Já a avaliação regular que era 26,4% hoje está em 27,5%. Os dados fazem parte da atualização mais recente do agregador de popularidade do JOTA Labs

De acordo com esses números, Bolsonaro está com a melhor avaliação desde o fim do primeiro trimestre de seu governo, quando perdeu cerca de 15% dos apoiadores que conquistou no segundo turno da eleição. Incluindo uma parcela de eleitores mais pragmáticos, de classe média-alta e alta, que realizaram voto útil em Bolsonaro para não eleger um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. 

Os eleitores foram se afastando de Bolsonaro devido principalmente à quantidade de polêmicas que o presidente criou logo no início do mandato. Muitos deles revelaram em levantamentos e apurações aqui do JOTA que o presidente parecia não ter o ‘’fit” para o cargo. 

Mas em um ano marcado por excepcionalidades, o que os números mostram agora é a volta de Jair Bolsonaro ao jogo sucessório e a emergência da economia, do processo de recuperação e um programa de renda básica como temas centrais para o pós eleição municipal.

Ao escolher usar políticas de transferência de renda como política principal, Bolsonaro faz uma opção numérica: perder ainda mais apoiadores de classe média-alta e alta ao mesmo tempo em que ganha mais apoio e prestígio entre eleitores de menor renda.

Os valores apresentados acima são a mediana do modelo de agregação. Considerando os intervalos de credibilidade, a avaliação positiva pode variar entre 34,6% e 41%. Para a avaliação negativa, o intervalo estimado vai de 29,5% e 35,9%. Para a avaliação neutra, os valores vão de 24,3% e 30,7%.

A avaliação positiva superou a negativa na primeira semana de setembro, cerca de cinco meses após o início do programa de auxílio emergencial. Desde então se mantém nessa tendência. 

Agregador, o que é?

O agregador JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em consideração mais de 575 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. O JOTA prefere utilizar informações agregadas à basear-se em números de uma única pesquisa ou empresa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico de agregação que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando os resultados originais com base na performance passada de cada instituto. A ferramenta interativa está disponível aqui: https://data.jota.info/aprovacao/