Livre debate

JOTA lança ebook ‘Liberdade de expressão: um conceito em disputa’

Livro, editado em parceria com o Google, traz textos de Luís Roberto Barroso, congressistas e outros especialistas na área

liberdade de expressão
JOTA, em parceria com o Google, lança ebook

O JOTA lança nesta sexta-feira (29/7), em parceria com o Google, o ebook “Liberdade de expressão: um conceito em disputa”, que traz uma coletânea de artigos de especialistas na área sobre as principais questões e controvérsias envolvendo este direito no Brasil.

Faça o download gratuito do ebook “Liberdade de expressão: um conceito em disputa”

A obra reúne artigos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, do jornalista Marcelo Träsel, do deputado Felipe Rigoni (União-ES) e dos advogados Artur Pericles, Carlos Affonso Souza, Eduardo Mendonça, Luna Barroso e Vinicius Padrão. A apresentação é da advogada Taís Gasparian. Há também uma entrevista com Vincent Cerf, considerado um dos fundadores da Internet.

No livro, os autores abordam a relação entre livre manifestação e democracia, os desafios impostos pelas redes sociais, o histórico de censura no país, as intimidações à imprensa, entre outros debates.

Em relação aos rumos da liberdade de expressão no Brasil, abordados no livro, Gasparian comenta: “Trata-se de um embate entre a liberdade e a censura, entre o legítimo exercício de direito e a agressão que, se por um lado não apresenta novidade no cenário nacional, por outro chega a ser assustador”.

Artur Pericles Lima Monteiro, pesquisador e doutorando em Direito Constitucional pela USP escreve sobre “Como não regular a moderação de conteúdo? lições de uma tentativa fracassada”. No artigo, o autor destrincha a tentativa frustrada de regulação a partir da MP 1.068/2021.

Em seguida, Eduardo Mendonça e Luna Barroso, respectivamente, sócio e advogada do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, abordam a normativa da liberdade de expressão em “Liberdade de expressão, informação e imprensa no Brasil: fundamentos normativos”.

O capítulo três é encabeçado pelo ministro do STF e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso. O ministro se debruça sobre os temas “Democracia, populismo e desinformação”, especialmente frente à utilização massiva de redes sociais.

Marcelo Trasel, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2020-2021, expande a discussão realizada na apresentação da obra e apresenta ao leitor os “Desafios à liberdade de imprensa no Brasil”.

Na seção seguinte, o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil-ES) escreve sobre a onda de desinformação e a responsabilização de plataformas digitais no que tange à moderação de conteúdo.

No sexto capítulo, há uma entrevista com Vint Cerf, vice-presidente e “evangelista” do Google, considerado um dos fundadores da Internet. O texto, publicado em formato de perguntas e respostas, apresenta as ideias de Cerf sobre desinformação e sociedade.

O último artigo do ebook é do professor Carlos Affonso Souza e do mestrando Vinicius Padrão, ambos da UERJ e do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). Nele, os especialistas discutem quais os próximos passos para a liberdade de expressão e a moderação de conteúdo.

O livro “Liberdade de expressão: um conceito em disputa” faz parte de uma série de iniciativas para debater a liberdade de expressão. A opinião dos autores não se confunde com a do JOTA ou do Google.