Aluguel por temporada

Renda extra com locação por temporada via Airbnb é oportunidade para donos de imóveis

Flexibilidade e precificação ágil contribuem para renda extra de proprietários de acomodações na plataforma

airbnb
Crédito: Pixabay

Uma pesquisa recente do Airbnb revelou que mais da metade (58%) dos anfitriões no Brasil usam a renda extra obtida com o aluguel via plataforma para ajudar na compra de vários produtos, inclusive alimentos, que se tornaram mais caros nos últimos tempos. Já um a cada 10 entrevistados utiliza a receita obtida com a locação pelo Airbnb para pagar parcelas de empréstimos imobiliários ou para evitar o despejo[1].

Autorizado pela legislação brasileira, o  aluguel por temporada é uma prática antiga e comum entre os brasileiros. A partir do momento que passou a ser realizado também via plataformas como o Airbnb, mais pessoas passaram a obter renda extra com a prática. A autonomia para determinar precificação, gerenciamento de alta e baixa temporada e a aplicação de descontos possibilitam que anfitriões determinem a melhor estratégia para o seu perfil.

É por ser tanto uma renda adicional quanto uma fonte essencial de sustento que o aluguel via Airbnb se tornou uma opção popular e factível para proprietários de imóveis em todo o mundo. Em meio a uma crise crescente causada pelo aumento do custo de vida, várias pessoas passaram a considerar se tornarem anfitriãs no Airbnb pela primeira vez. Desde o início da pandemia, mais de 60 milhões de pessoas acessaram a página de anfitriões do Airbnb, mais de 40% deles no último ano. A empresa também observa um crescimento importante de novos anfitriões.

Flávio Lemos, sócio da Trader Brasil Investimentos lembra que, para ter ainda mais hóspedes, é indicado que o anfitrião no Airbnb mantenha os cuidados na manutenção do imóvel, bem como sinalize com clareza as regras da acomodação ao hóspede. Outro cuidado valioso é no próprio relacionamento com os hóspedes. “Além de cuidar bem do seu imóvel, é importante ter uma relação amistosa com os hóspedes. Boas avaliações na plataforma são importantes para futuras locações”, destaca Lemos.

Grandes eventos aumentam oportunidades

Grandes eventos são períodos em que a demanda aquece e contribuem para o aumento do fluxo de turistas nas cidades onde acontecem. A intensa movimentação ajuda o anfitrião atual a ter reservas para a sua acomodação, além de oferecer uma oportunidade para donos de imóveis obterem renda extra.

“No Airbnb, os proprietários podem definir sua própria estratégia de preços de acordo com a demanda”, destaca o advogado Marcos Poliszezuk, sócio-fundador do Poliszezuk Advogados.

Como exemplo, em 2022, na grande São Paulo, as buscas por estadias no período de 11 a 13 de novembro, quando aconteceu um dos principais eventos automobilísticos do calendário 2022, mais que triplicaram em comparação à edição anterior do evento. Um movimento similar acontece para outros grandes eventos em capitais brasileiras, como shows internacionais.

Mais oportunidades para diferentes perfis de anfitriões

Disponibilizar uma acomodação na plataforma pode ser uma alternativa rentável desde proprietários, que disponibilizam seus imóveis em meses que não o utilizam, até para aqueles que disponibilizam um quarto inteiro onde residem. O número de quartos inteiros adicionados à plataforma aumentou 41% entre o terceiro trimestre de 2021 e o terceiro trimestre de 2022, no Brasil[2].

Além disso, novos anfitriões estão recebendo reservas quase imediatamente. Globalmente, metade dos anúncios que foram ativados e reservados no terceiro trimestre de 2022 recebeu sua primeira reserva em até três dias.

Hoje, há uma grande variedade de perfis na plataforma, de todos os gêneros, idades e profissões. Segundo dados internos da plataforma, em 2021, 54% dos anfitriões no Airbnb, no Brasil, se identificaram como mulheres. O Airbnb tem contribuído para que essas pessoas complementem sua renda ou até conquistem independência financeira.

No país, pessoas entre 40 e 49 anos foram as que mais compartilharam seus espaços na plataforma, um crescimento de 92% comparando o primeiro trimestre de 2021 e os primeiros 3 meses de 2022[3].

[1] Com base em uma pesquisa com 82.287 anfitriões no Airbnb com reservas entre 1º de junho de 2021 e 31 de dezembro de 2021. Margem de erro de 0.3%.

[2] De acordo com dados internos da plataforma.

[3] Crescimento de novos anfitriões no Airbnb com idades entre 40 e 49 anos comparando o primeiro trimestre de 2019 ao primeiro trimestre de 2022.