CONTEÚDO PATROCINADO

A Ata de Registro de Preços para softwares criativos da Central de Compras do Governo Federal

Por meio deste instrumento, todos os órgãos públicos podem adquirir os produtos da Adobe, sem burocracia

Foto: Unsplash

A Ata de Registro de Preços (ARP) simplifica e agiliza as compras públicas, sobretudo as recorrentes. Ela reduz a burocracia de uma licitação tradicional, sem eliminar as garantias necessárias a essas contratações. É uma boa forma de adquirir ferramentas digitais e de inovação com preços abaixo do mercado atual. 

A Central de Compras do Governo Federal realizou um certame nacional, com o objetivo de atender a todos os órgãos de todas as esferas públicas, para a eventual aquisição de softwares criativos, especialmente do fabricante Adobe, facilitando o acesso a aplicações de edição de fotos e vídeos, design gráfico e criação de páginas web da Creative Cloud e gestão de documentos. 

A ata foi oficializada em novembro passado, vencida pela revenda MCR Software. Estão disponíveis mais de 15 mil licenças de softwares a órgãos públicos federais, estaduais e municipais, inclusive na área de educação e para fomentar a transformação digital do setor público, por exemplo.

A expectativa ao adotar a ARP é assegurar que uma necessidade imediata seja atendida sem padecer com um longo processo licitatório e não empregar tanto esforço para realizar uma compra. Para se ter ideia, um processo de licitação no modelo tradicional geralmente leva cerca de nove meses. Por meio da Ata, essa espera e o processo de compra pode ser realizado em dias, reduzindo a mobilização de recursos públicos para o processo licitatório. 

Licenças de software da Adobe estão disponíveis para órgãos públicos

Na Ata de Registro de Preços da Central de Compras em parceria com Adobe e a MCR Software, estão à disposição os aplicativos da Creative Cloud, que contém programas para tratamento e edição de imagens e produção de layouts para web, e o Acrobat Pro DC, de gestão de processos documentais, inclusive com opções de compra por 12 ou 36 meses.

As soluções podem ser adquiridas até novembro deste ano por qualquer órgão das três esferas de governo, incluindo ainda instituições de ensino, saúde e bancos públicos. 

Segundo a gerente de canais da Adobe no Brasil, Karollyne Souza, as empresas do setor público investem cada vez mais em projetos de inovação e transformação digital, porém frequentemente esbarram em processos morosos no momento da contratação de tecnologias e serviços que os ajudariam nessa digitalização.

“Essa Ata de Registro de Preços é um fomento para que diversos órgãos públicos, das esferas federal, estadual e municipal, simplifiquem e acelerem a aquisição e o uso de ferramentas digitais em suas rotinas”, afirma. 

Atuando com o setor público há duas décadas, a MCR Software, revendedora autorizada da Adobe, também enxerga potencial de colaboração entre as empresas que prestam o serviço e os órgãos públicos para garantir o aproveitamento dos recursos. 

“Além de sermos um canal de revenda de softwares, temos um departamento altamente especializado no suporte e consultoria de implementação e efetiva utilização dessas soluções no setor público”, comenta Roberto Abrahão, CEO da MCR. 

As instituições interessadas na compra dos softwares disponibilizados na ata podem acessar esta página do site da MCR – onde é possível conferir as aplicações de cada programa, tempo de assinatura, quantidade de licenças oferecidas e preços – ou a Central de Compras do Ministério da Economia.