Magistratura

TJRJ reabriu concurso para juiz com 821 candidatos a 50 vagas

O último concurso para juiz no Rio de Janeiro havia sido realizado em 2015

TJRJ
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação/TJRJ

Suspenso em face da Covid-19, logo depois da primeira etapa, realizada em março do ano passado, foi retomado neste domingo (11/7) o 48º concurso para o ingresso na magistratura de carreira do Estado do Rio de Janeiro, no qual 821 candidatos – vários vindos de outros estados – disputam 50 vagas para o cargo de juiz substituto.

Tendo em vista as medidas sanitárias obrigatórias exigidas pela presidência do Tribunal de Justiça fluminense (TJRJ), a prova discursiva, de cinco horas de duração, foi aplicada em amplas salas dos quatro andares da Universidade Santa Úrsula, em Botafogo, com ocupação de 40% de suas áreas.

Todos os aspirantes à magistratura tiveram de cumprir as exigências sanitárias do TJRJ, dentre as quais – além do uso de máscaras e assepsia das mãos- temperatura corporal inferior a 37.8°C.

Das 50 vagas oferecidas pelo concurso, três são reservadas a candidatos deficientes físicos e 10 a negros. Os concorrentes são bacharéis em Direito, há pelo menos três anos, formados por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida. É também exigido que tenham, no mínimo, três anos de atividade jurídica até a data de inscrição. A avaliação objetiva tinha sido aplicada no dia 15 de dezembro de 2019.

O último concurso para juiz no Rio de Janeiro foi realizado em 2015, para o preenchimento de 16 vagas. O salário atual (“subsídio”) de juiz substituto é de R$ 30.4040,42.