Curso Direito e Desenvolvimento
Aula do Curso Direito e Desenvolvimento / Crédito: Divulgação

Curso Direito e Desenvolvimento abre nova turma no mês de maio

Aulas acontecerão na cidade de São Paulo de 24 a 26 de maio. Inscrições são gratuitas

Como tomar decisões jurídicas públicas em um país em desenvolvimento? Qual o papel do juiz na sociedade brasileira? Como se relacionam as novas tecnologias e antigas regulações no Direito do Trabalho? Quais as interações e conflitos nos serviços de transporte entre público e privado? Devemos ter cotas nas universidades? O Estado deve fornecer medicamentos para todos que requisitarem ou existe um limite? A Previdência Social é sustentável sem reforma? Como ficam as futuras gerações?

O curso Direito e Desenvolvimento surgiu com o propósito de estimular o debate sobre o desenvolvimento do país à luz do Direito e sobre como as decisões tomadas na esfera pública impactam a sociedade como um todo. Em termos práticos, o objetivo é levantar questões e ajudar a responder algumas dessas dúvidas.

O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições vão até o dia 4 de maio e podem ser feitas neste link.  O curso será ministrado ao longo dos dias 24 de maio (uma quinta-feira, no período da noite), e 25 e 26 de maio (sexta-feira e sábado, todo o dia). São 20 horas de conteúdo no total.

O requisito para participar é estar cursando a graduação de Direito, ter grande interesse em atuar na carreira pública, além de disponibilidade para frequentar todo o curso.

Os organizadores
O curso é organizado pela startup ELLIF (Empreendedorismo, Liderança, Inovação e Futuro), que é focada em educação, eventos e conteúdo, juntamente com o Centro de Lideranças Públicas (CLP), e conta com apoio do JOTA, e patrocínio do banco Itaú.

Baseado na metodologia de Liderança Adaptativa da Escola de Políticas Públicas de Harvard, o curso tem o objetivo de fortalecer a capacidade de liderança dos estudantes, por meio de aulas-debate e estudos de caso.

Primeira edição
A primeira edição do curso “Direito e Desenvolvimento” aconteceu nos meses de outubro e novembro de 2016, em São Paulo. Todas as aulas foram gravadas pela Ellif e disponibilizadas para os leitores do JOTA.

Confira os links:

1) Aula Magna com o Professor Carlos Ari Sundfeld sobre o tema: “O desafio de tomar decisões jurídicas públicas: bons princípios bastam?”

2) Aula de abertura com o cientista político Luiz Felipe D’Ávila sobre liderança e mudança

3) Dinâmica sobre perfis e competências do líder, com a professora Letícia Piccolotto Ferreira

4) Aula sobre “Liderança e Dilemas Éticos”, com o cientista político Humberto Dantas

5) Controle judicial de política pública: debatendo o caso das cotas nas universidades e o dever de fornecimento de medicamentos pelo Estado. Aula do professor Guilherme Dominguez

6) Compartilhando Experiências. Convidada: Dra. Patrícia Cayres Mariotti, juíza estadual titular da 1ª vara de Campo Limpo Paulista, no  interior de São Paulo

7) Liderando na Prática: um case de liderança do CLP, com a professora Letícia Piccolotto Ferreira

8) Direito econômico: direitos sociais e as novas interações entre público e privado: caso das PPPs de Habitação no Centro de São Paulo. Convidado: Professor Fernando Marcato

9-) Direito do Trabalho: novas tecnologias e antigas regulações, como decidir? – Pensando alto: quais novos temas impactarão o Direito no Brasil e no mundo durante os próximos anos? Aula do professor Guilherme Dominguez

Comentários