Tributário

Notícias e bastidores exclusivos

Por dentro do JOTA: entenda os diferenciais da nossa cobertura tributária

Veja como é o dia a dia da equipe do JOTA que adiantou tendências em 2021, como a modulação da ‘tese do século’

privatização Difal ICMS
Crédito: Unsplash

Com informações exclusivas de bastidores e notícias em primeira mão sobre julgamentos tributários no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o JOTA é referência para profissionais que atuam na área tributária.

A cobertura do JOTA na área vai muito além do site. No JOTA PRO Tributos, assinantes corporativos têm acesso a uma plataforma para ficar por dentro das principais decisões e movimentações do Carf, do STJ e do STF, praticamente em tempo real, além de acesso a negociações, bastidores e votações dos principais projetos de lei.

Ao longo de 2021, por exemplo, os assinantes do JOTA PRO Tributos receberam com antecedência tendências de assuntos importantes. Nossa equipe acertou, por exemplo, como seria a modulação da “tese do século” (ICMS na base do PIS/Cofins), o placar do caso Eletrobras no STJ e o que ocorreria no projeto de desoneração da folha de pagamentos.

Para que esse conteúdo quente chegue até o leitor, o JOTA conta com uma equipe especializada, separada por área de cobertura. A editora do JOTA PRO Tributos, Bárbara Mengardo, coordena três repórteres. Mariana Branco e Mariana Ribas trazem, direto de Brasília, as informações mais quentes sobre o Carf, enquanto Cristiane Bonfanti, também sediada na capital federal, fica atenta aos julgamentos tributários no STF e STJ.

Há assuntos que são abarcados por toda a equipe, como normativas da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Receita Federal e ainda proposições no Congresso Nacional que vão mexer com o bolso dos contribuintes e com os orçamentos das empresas.

Além disso, a analista de Congresso do JOTA, Bárbara Baião, e todo o time de Legislativo monitoram todos os projetos importantes que impactam na tributação das empresas, como os projetos da reforma tributária.

Assinantes do JOTA PRO Tributos recebem em primeira mão informações sobre julgamentos no STF, STJ, Carf e os bastidores das movimentações tributárias no Congresso. Conheça!

A pandemia de Covid-19 mudou a dinâmica de julgamentos no Judiciário e no Carf, trazendo novos desafios à redação do JOTA. No STF, o plenário virtual foi ainda mais adotado para os julgamentos tributários. “Em relação ao plenário físico, ou depois que virou por videoconferência, existe uma pauta que é divulgada às vezes com muitos meses de antecedência. No caso do plenário virtual, isso não ocorre. O principal desafio foi mapear estes julgamentos”, explica Mengardo. Assinantes JOTA PRO Tributos recebem relatórios com os resultados dos principais julgamentos do plenário virtual e também do físico.

Assinantes do JOTA PRO Tributos também têm acesso à newsletter “Direto do Legislativo”, que traz o andamento de propostas tributárias importantes no Congresso e notícias exclusivas dos bastidores. Às segundas-feiras, os assinantes recebem também as apostas da semanas, com os temas que serão debatidos na Câmara e no Senado, STF,  STJ e Carf.

Quem ainda não é assinante do JOTA PRO Tributos pode receber uma pequena degustação do serviço na newsletter gratuita do JOTA, a “Saideira”, enviada às sextas-feiras. O leitor também pode optar por receber a newsletter de Poder e de Saúde. Inscreva-se!

Assinantes do JOTA PRO Tributos receberam notícias exclusivas sobre desoneração da folha

Assinantes do JOTA PRO Tributos receberam notícias exclusivas sobre a Eletrobras

Assinantes do JOTA PRO Tributos receberam notícias exclusivas sobre o julgamento da ‘Tese do Século’