pandemia

Maioria das medidas anunciadas pelo governo é de portarias e resoluções

Tema principal das medidas analisadas é a economia

Mais de 70% das medidas anunciadas na última semana pelo governo federal no combate à pandemia do coronavírus são portarias ou resoluções, de acordo com levantamento feito pela equipe do JOTA para o tracking federal. Foram 39 portarias e 21 resoluções apresentadas no período analisado.

Por outro lado, foram apresentados 8 medidas provisórias e 7 decretos, no mesmo período. Comunicados, decretos legislativos, instruções normativas e projetos de lei tiveram um de cada. Os dados são agregados no gráfico abaixo.

Deste total, 28 medidas foram classificadas pela equipe do JOTA como econômicas, 23 como providências de saúde, 9 como organização de serviços públicos e 8 medidas restritivas de circulação.

Dentre todas as medidas, a equipe do JOTA classificou 45% como importância média (36 medidas no total) e 35% como importância alta (28 no total). 

Todos os dados fazem parte do Tracking coronavírus, produto que integra a cobertura especial do JOTA Pro Crise, criado para ajudar empresas, escritórios e entidades na crise atual. Os dados são atualizados diariamente e enviados aos assinantes.