Índice de Governismo

JOTA PRO Poder utiliza ciência de dados para analisar governabilidade de Lula

Sob Lula 3, índice de governismo na Câmara dos Deputados é um dos menores em início de governo: 70%

governabilidade
Plenário do Senado - crédito: Roque de Sá/Agência Senado

O atual índice de governismo geral na Câmara dos Deputados é de 70%, de acordo com os dados de votações analisados e divulgados para clientes JOTA PRO na newsletter exclusiva Poder Risco Político da semana passada. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva conta com apenas 133 parlamentares para defender seu governo na Casa. Esse número representa a quantidade de deputados considerados ‘mais fiéis’, ou seja, aqueles que votaram conforme a orientação do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), em 80% das vezes ou mais. 

O índice de governismo desenvolvido pelo JOTA PRO Poder mede o comportamento dos parlamentares em diferentes períodos e governos, além de mapear os nomes mais influentes no Poder Legislativo. Dessa maneira, o JOTA consegue prever resultado de votações no Congresso, criar cenários e entender os rumos da política nacional.

Ciência de dados aplicada à política

O JOTA aplica modelos de machine learning e Inteligência Artificial para calcular a probabilidade que cada parlamentar tem de votar a favor ou contra uma determinada medida, e com isso antecipar resultados políticos importantes. Modelos de agregação das pesquisas de aprovação do governo, por exemplo, medem o real humor da população e ajudam a prever o resultado das eleições meses antes da votação (como fizemos em 2018 e 2022).

A combinação de baixo índice de governismo no Legislativo e alta impopularidade do presidente pode ser determinante para o Congresso Nacional, especialmente para o presidente da Câmara que tem o poder monocrático de dar ou não seguimento a pedidos de impeachment contra o presidente da República.

Para calcular o índice de adesão é necessário estar atento aos indicativos numéricos sobre a capacidade que o governo federal tem de influir nas decisões do Congresso para aprovar sua agenda prioritária. A quantidade de votações ocorridas no plenário nesta nova legislatura, apesar de ainda pequena, se torna em importante informação para os analistas.

Com a variação de 0 a 100, nós classificamos a atuação de cada um dos deputados e, quanto mais próximo de 100, mais governista é o parlamentar ou o partido/bloco (média de seus integrantes). Partidos com índice maior do que 80% são considerados governistas. Entre 40% e 80%, independentes. Já aqueles com índice abaixo de 40%, raramente votam de acordo com os interesses do governo e são considerados de oposição.

A entrega JOTA PRO

Para que esses dados cheguem até o cliente PRO com uma análise adequada aos seus interesses, os especialistas do JOTA elaboram conteúdos especiais, voltados para grandes empresas que precisam estar sempre atentas ao impacto político. 

Dessa maneira respondem a perguntas como: “Qual é a situação de Lula hoje em comparação com seu antecessor?”, “Como está o grau de governismo dentro dos partidos de centro e de oposição?”, “Qual é a chance de um projeto de lei obter os votos necessários?”. Além disso, o JOTA PRO apresenta respostas para outras dúvidas que venham a surgir, mas que são sanadas com materiais que contém o posicionamento detalhado de diferentes grupos políticos, desenhando precisamente o jogo de forças na Câmara.

Quer ter acesso à newsletter Risco Político e outros conteúdos JOTA PRO? Peça um Trial gratuito e receba conteúdos exclusivos.