Eleições 2022

JOTA lança o hotsite Políticos com informações sobre os candidatos nas eleições 2022

Plataforma traz dados organizados de forma simples, didática e sem viés

Políticos candidatos eleições 2022
JOTA lança hotsite Políticos com informações sobre os candidatos das eleições 2022 / Crédito: JOTA

O JOTA lança nesta quarta-feira (21/9) o hotsite Políticos, uma plataforma com informações organizadas de forma simples, didática e sem viés, para que o eleitor possa encontrar com facilidade os dados sobre os candidatos e os parlamentares e chefes do Executivo eleitos. O serviço é gratuito.

A plataforma traz diversas informações sobre os candidatos a presidente, governador, deputado federal, senador e deputado estadual, como: número na urna, idade, profissão e local de nascimento. As informações são fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois das eleições, o portal registrará em tempo real quem são os políticos eleitos para todos os cargos.

“Além de ajudar o eleitor no processo democrático, queremos, com o hotsite, mostrar que o JOTA é bem mais do que um portal jurídico. Hoje nós cobrimos os Três Poderes e oferecemos produtos especializados que ajudam a explicar as instituições públicas brasileiras”, afirma a diretora de produtos do JOTA, Paty Gomes.

Ao entrar no site, o usuário deverá primeiro preencher o campo de localidade. Para informações dos candidatos e candidatas a presidente, basta selecionar a opção Brasil. Para se informar sobre os candidatos ao governo estadual, Senado, Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa estadual, basta selecionar o estado ou Distrito Federal.

Depois do campo de localidade, o usuário deve selecionar pele menos mais um campo adicional — cargo, partido e/ou o nome do candidato.

O critério de ordenação do resultado da busca é listar primeiro governadores, depois senadores, deputados federais e, por último, deputados estaduais. Dentro de cada cargo a ordem da listagem dos candidatos é alfabética pelo nome do candidato.

Conheça a Saideira, nossa newsletter gratuita com o resumo das movimentações dos Três Poderes que podem impactar o seu negócio