LANÇAMENTO

Ferramenta do JOTA aponta se recursos do Carf serão pró-fisco ou pró-contribuinte

As previsões do algoritmo do Carf Previsível são atualizadas em tempo real, de acordo com os andamentos mais recentes de cada recurso

O JOTA lança, nesta segunda-feira (7/12), a ferramenta Carf Previsível, um algoritmo de inteligência artificial que aponta se um processo em tramitação no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) vai ser decidido em favor do fisco ou do contribuinte, com índice de acerto superior a 70%.

As previsões do algoritmo são atualizadas em tempo real, de acordo com os andamentos mais recentes de cada recurso. Por enquanto, nossa ferramenta oferece a previsão de julgamento da próxima decisão, sendo ela a última do caso ou não. Estamos trabalhando numa melhoria para termos também, em breve, a previsão sobre o resultado da decisão definitiva.

Nesta primeira versão, constam da base mais de 17 mil processos relacionados às 1.000 maiores empresas do país, segundo um critério por nós definido. Periodicamente, o banco de dados será enriquecido com mais processos. Os usuários poderão fazer buscas na nossa base pelo nome, pelo processo ou pelo tributo.

Além disso, é possível ainda filtrar por processos em andamento e também já encerrados. Tudo isso para facilitar as pesquisas dos usuários sobre a jurisprudência do tribunal.

O lançamento desta primeira versão do Carf Previsível ocorre depois de quase um ano de trabalho árduo de uma equipe multidisciplinar de 15 pessoas, composta por cientistas de dados, estatísticos, matemáticos, desenvolvedores, arquitetos de informação e, claro, nosso time de especialistas em Direito Tributário.

“Queremos ajudar a sua empresa a ter mais segurança para tomar decisões relacionadas a tributos e também oferecer uma pesquisa prática e fácil, para que seu time poupe tempo no operacional e possa usá-lo em atividades mais estratégicas”, explica Patrícia Gomes, diretora de produtos do JOTA.

“A tecnologia usada na construção do algoritmo é o que há de mais moderno em ciência de dados no mundo e as próximas atualizações da ferramenta virão em breve para oferecer ainda mais valor aos nossos usuários”, diz o cofundador do JOTA e diretor do JOTA Labs, Fernando Mello.

O Carf Previsível faz parte da família de produtos JOTA PRO, voltada especialmente a grandes empresas, para oferecer mais previsibilidade aos assinantes no momento de suas decisões de negócio mais importantes. Os planos de assinatura são independentes das assinaturas do site jota.info.

O desenvolvimento da ferramenta conta com o apoio do Google, por meio do Google Innovation Challenge, em que o JOTA foi contemplado com um funding para o projeto.

Sair da versão mobile