Eleições 2020

JOTA conecta eleições municipais com a previsibilidade do cenário nacional

Eleições 2020 no JOTA: segurança jurídica e inteligência artificial para filtrar os ruídos da polarização

eleição 2022 prefeitos e governadores candidatos
Urnas eletrônicas / Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Cumprindo sua missão de tornar as instituições brasileiras mais previsíveis, o JOTA dá a largada na cobertura das Eleições de 2020 com foco no que interessa para você: decifrar o impacto da disputa pelas prefeituras e Câmara Municipais nas decisões econômicas, políticas e jurídicas do país. O norte do trabalho do JOTA será identificar os pontos de convergência da corrida pelos votos de 150 milhões de brasileiros com seus negócios, o futuro da sua empresa e o cenário nacional.

Nossa equipe de jornalistas, analistas, técnicos e cientistas de dados atuará em força-tarefa para desvendar os bastidores, explorar as variáveis políticas e conjunturais e analisar o contexto dos fenômenos eleitorais de olho nas agendas de interesse dos nossos assinantes.

Quem ganha e quem perde no xadrez nacional de 2022?

Bolsonaro será capaz de eleger aliados nos grandes centros?

O centro político ressurgirá como alternativa à polarização?

A esquerda trará um novo projeto de poder para o país?

A Lava Jato resistirá como força ‘moderadora’ da política?

Como as campanhas afetam a produtividade e a correlação de forças do Congresso?

As campanhas vão interferir na agenda econômica?

Quais temas debatidos nas campanhas vão influenciar na formulação de políticas públicas e nas relações com o setor privado nos próximos quatro anos?

Como o resultado da eleição pode repercutir no equilíbrio fiscal?

O ativismo judicial nas eleições municipais será um ensaio para a sucessão presidencial?

É para responder a essas e outras perguntas que a equipe do JOTA está posicionada e preparada, com informação precisa e combinada com inovadoras ferramentas de ciência de dados. O olhar do JOTA sobre a eleição buscará transpor a fronteira das incertezas e agir no tempo e no tom adequados para escapar dos ruídos e da fulanização naturais das disputas municipais, dando mais previsibilidade para os desafios da governabilidade do Brasil. 

E mais: o JOTA vai mergulhar em agendas laterais às da campanha, mas que interferem diretamente em temas relevantes para o ambiente de negócios no país, como a privacidade de dados, o futuro das novas mídias digitais, a liberdade de expressão e os valores da democracia.

Para atingir esse objetivo, o JOTA levará a informação ao assinante usando todas as plataformas, oferecendo um rol de produtos que inclui alertas noticiosos, newsletters, relatórios especiais, calls, webinars e reuniões com analistas, análises exclusivas em tempo real, ferramentas preditivas e pesquisas. Recursos que permitem aos assinantes prever não apenas os resultados do pleito, mas mapear as suas consequências para a retomada econômica do país. 

O JOTA investe em conteúdo produzido por especialistas, com rigor técnico, métodos inovadores e capacidade analítica reconhecida porque entende que só assim o jornalismo é capaz de fornecer instrumentos para auspiciosas decisões de negócio e de vida. 

Eleições 2020 no JOTA: segurança jurídica e inteligência artificial para filtrar os ruídos da polarização

Entregas extras exclusivas para assinantes JOTA PRO Poder:

1) Palanque Eletrônico JOTA

Áudios com análises de temas da agenda eleitoral que impactam a cena política nacional

2) Agregador JOTA

Relatórios semanais agregando resultados das pesquisas em SP e RJ e análises dos nossos time de ciência de dados e política

3) Plantão Justiça Eleitoral

Cobertura das decisões dos tribunais eleitorais que afetam a cena política nacional

Entregas abertas ao público:

4) GPS eleitoral JOTA

Webinar semanal aberto no Youtube – sextas-feiras, às 18h

5) Casa JOTA – Especial Eleições 2020

Webinar semanal com temática eleitoral, aberto no Youtube – em datas e horários a serem definidos

6) Fio JOTA de debates 

No Twitter do JOTA, comentaremos os principais debates em tempo real, com nosso time de análise “assumindo” as contas e trazendo dados e bastidores.

7) Boca de urna JOTA

Programas especiais com o time JOTA e convidados para analisar as últimas pesquisas e acompanhar a apuração, projetando o cenário pós-eleitoral