Jornalismo

JOTA bate recorde de audiência no dia das eleições: 10,3 milhões de usuários

Eleitores visitaram site para se informar sobre candidatos e sobre rumos do pleito. Veja as iniciativas do JOTA focadas nas eleições

JOTA recorde audiência; agregador de pesquisas eleitorais
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula / Montagem: Raoni Arruda

Neste domingo (2/10), dia em que 124 milhões de eleitores compareceram às urnas para escolher seus representantes, o site do JOTA teve uma audiência histórica. Mais de 10,3 milhões de brasileiros visitaram o JOTA para saber mais sobre seus candidatos, obter informações atualizadas sobre a apuração das urnas e acompanhar análises, em texto ou em vídeo, sobre o cenário político.

O dado histórico fica mais impressionante quando colocado em perspectiva. Em setembro, o site do JOTA registrou o seu melhor mês da história em termos de audiência ao atingir 10.638.521 de page views. Com a cobertura política do sábado (1/10) e do domingo (2/10), o número já foi superado. O site teve 19.149.261 page views em apenas dois dias.

Nascido em 2014 como um site jurídico, o JOTA expandiu seu olhar analítico nos últimos anos para os Três Poderes, cumprindo sua missão de tornar as instituições brasileiras mais previsíveis. E hoje, além da cobertura ampliada no site, a empresa também investe para enriquecer o escopo do nosso serviço de informação e análise, o JOTA PRO, que atende milhares de assinantes corporativos.

“O Estado no Brasil é imenso e influencia de forma muito significativa na vida das pessoas e nos negócios das empresas. Ampliar nosso escopo do Judiciário para todos os Três Poderes foi natural, de certa forma. Como nosso objetivo é oferecer as informações mais assertivas e construir os melhores cenários para nossos assinantes tomarem suas decisões, era preciso que tivéssemos uma cobertura à altura dessa demanda”, avalia Felipe Seligman, cofundador e co-CEO do JOTA. “E os dados fantásticos de ontem e das últimas semanas evidenciam que o público passou a nos perceber como um player relevante nas informações do universo político.”

Esforço concentrado

Neste ano, o time de audiências do JOTA colocou em prática diversas iniciativas com foco nas eleições 2022. No sábado e no domingo, além de reportagens com serviços e de uma cobertura em tempo real com a marcha da apuração, o JOTA transmitiu dois episódios do GPS Eleitoral, live com análises, bastidores e entrevistas sobre as eleições presidenciais deste ano e as pesquisas eleitorais. A transmissão foi comandada por Fábio Zambeli, analista-chefe do JOTA em São Paulo,  Bárbara Baião, analista de Congresso, e Iago Bolívar, consultor digital do JOTA. O episódio do domingo, transmitido em parceria com o site Inteligência Financeira, registra até o momento mais de 222 mil visualizações no YouTube.

Outro projeto foi o hotsite Políticos, uma plataforma com informações organizadas de forma simples, didática e sem viés, para que o eleitor encontre com facilidade os dados sobre os candidatos e os parlamentares e chefes do Executivo eleitos. Lançado no dia 21 de setembro, o site teve quase 2 milhões de page views até o momento.

Para incentivar o diálogo entre pessoas que pensam diferente, o JOTA e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) lançaram o Nosso Papo Reto. No site, os eleitores são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu, de fato, na pesquisa nacional. Mais de 276 mil brasileiros acessaram o site do projeto, que é patrocinado pelo YouTube e tem como base uma pesquisa nacional de representatividade sobre políticas públicas e temas de interesse nacional.

Além disso, lançamos também dois podcasts temáticos. A segunda temporada do Paredes São de Vidro volta a revelar os bastidores do alto escalão da Justiça brasileira, desta vez em relação às eleições. O sistema eleitoral e as urnas eletrônicas são dissecados em episódios que atravessam as décadas desde as fraudes do passado até as atuais desconfianças sobre as eleições. O podcast conta com patrocínio do YouYube e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em parceria com a F451, também lançamos o Petecanos, novo podcast que conta a história de amor e ódio entre petistas e tucanos. A partir da decretação do Ato institucional 2, em março de 1965, que extingue os partidos políticos, o Petecanos começa a contar a história da criação dos dois partidos que acabariam dominando a política nacional por mais de 20 anos

Para combater a desinformação, o JOTA lançou uma série de vídeos sobre as urnas eletrônicas, com patrocínio do TikTok, como parte de um conjunto de ações da plataforma para apoiar a integridade eleitoral. O projeto também conta com o apoio institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Ao todo, serão 15 vídeos publicados no TikTok com formato leve e acessível, sem perder o rigor da apuração.

Próximos passos

A cobertura do site continuará intensa no mês de outubro para destrinchar os efeitos da nova composição do Congresso em relação aos principais temas da agenda do país e para acompanhar o desenrolar das campanhas estaduais e, especialmente, a nacional, em que haverá segundo turno.

Nos dias 29 e 30 de outubro, teremos novas edições ao vivo do GPS Eleitoral, no YouTube, com o nosso time de analistas.

Os assinantes JOTA PRO recebem alertas diários, relatórios semanais e tem acesso a calls com nossos analistas para tirar dúvidas específicas.

A fonte das fontes

Além do site, o JOTA conta com soluções corporativas para que tomadores de decisão antecipem movimentações dos Três Poderes, prevejam cenários e obtenham todas as informações que precisam para não serem surpreendidos em seus negócios.

O serviço se estrutura em três verticais: Poder, Tributos e Saúde. Apenas uma parcela bem pequena do conteúdo produzido para os assinantes PRO é publicada aqui no site. Se você precisa entender os movimentos de Brasília para tomar suas decisões, peça um trial do serviço para sua empresa e conheça o melhor serviço de inteligência política e jurídica do Brasil.

O time de repórteres e analistas do JOTA está a postos desde já para fazer a melhor cobertura do segundo turno presidencial e analisar os cenários que se desenham no período pós-eleições 2022.

Sair da versão mobile