Por dentro do JOTA

6 motivos por que é tão difícil desenvolver produtos digitais no jornalismo

E 6 dicas sobre como podemos vencer esses desafios em um cenário de incertezas, como o da pandemia

Jukan Tateisi/Unsplash
No momento em que nós, empreendedores, catamos os cacos das muitas consequências que a pandemia de Covid-19 ainda nos causa e nos preparamos para 2021 com olhos fixos na vacina, trago aqui uma reflexão:

Por que criar produtos digitais é um desafio tão diferente na indústria do jornalismo, se comparado com o que acontece com outras indústrias? Será que podemos extrair alguma lição deste 2020 tão difícil para 2021, que já se mostra como tão desafiador?

Perguntas difíceis, certamente. A crise acertou em cheio as empresas de mídia num momento em que informação de qualidade nunca foi tão importante. Existe uma pandemia de proporções globais acontecendo e transmitir informações corretas se tornou mais do que um dever de ofício, mas um pré-requisito para a sobrevivência. Acontece que, na era das mensagens ‘não sei se é verdade, mas estou repassando’ dos grupos de Whatsapp, as formas de produzir informação, de se conectar com o público e de se mostrar relevante se tornaram completamente diferentes.

As iniciativas de mídia que se mostraram mais sustentáveis nas águas turbulentas dos últimos anos, e do ano passado em especial, têm algo em comum: a visão de produto. Abaixo, listo 6 mudanças de mentalidade necessárias na indústria para a adoção de uma visão de produto e 6 dicas sobre como exercitar essa nova maneira de pensar.

No JOTA, vivemos os seis desafios acima no nosso dia a dia. As respostas que encontramos para eles, e que são sugeridas aqui, são construções que respondem ao nosso contexto hoje, mas não são respostas definitivas para todos os problemas, tão pouco uma receita de bolo a ser seguida em qualquer contexto. Outra habilidade importante a se desenvolver no ambiente complexo da indústria da mídia atual é a de responder rápido e se adaptar a diferentes situações. Essas seis dicas servem para jogar um pouco de luz em caminhos nunca trilhados que pareçam muito escuros.

A primeira versão deste texto foi publicada como parte da série ‘2021 visions: how should news product evolve?’, da escola de jornalismo da Cuny (City University of New York). Ela também integra a página ‘Por dentro do JOTA‘, no Medium, em que compartilhamos nossas experiências nas áreas relacionadas à tecnologia no JOTA.

Sair da versão mobile