Trabalho

Podcast

Uber, Airbnb e a crise do compartilhamento do que não temos – Big Data Venia

Aumento de custos afeta serviços oferecidos por plataformas e mostra limites da gig economy

Aumento de custos afeta serviços oferecidos por plataformas e mostra limites da gig economy
Aumento de custos afeta serviços oferecidos por plataformas e mostra limites da gig economy

O novo episódio do Big Data Venia, o podcast sobre direito e tecnologia do JOTA, trata das promessas não cumpridas da gig economy e da sharing economy, colocadas em xeque nos últimos meses.

A proposta inicial era sedutora: você não precisaria ter um carro nem pagar IPVA. Era só chamar um carro a hora que quisesse. Mais barato que um táxi. E a casa de praia ou de campo não precisaria ser um sonho pra aposentadoria nem um custo inútil: quando precisasse, era só alugar por alguns dias.

Até que veio a pandemia, e quem tinha carro podia dirigir, quem não tinha precisava achar um raro carro e compartilhar um espaço pequeno com uma pessoa que não conhecia. E quem estava trancado em apartamentos e pensava em passar uns dias com mais espaço viu os preços triplicarem. Piorou depois: agora, depois de muitos minutos tentando conseguir uma corrida, ela é cancelada. E então o ciclo se repete.

Para os motoristas, a pior parte: preços de carros disparando, gasolina aumentando todos os meses e contas difíceis de fechar. Motoristas que usam carros alugados ainda tiveram que arcar com o aumento das tarifas e a menor oferta de veículos. Quem financiou casas para alugar pelo Airbnb também enfrentou os problemas de compartilhar o que não tem.

Ouça no Apple Podcasts

As plataformas tentam retratar esse problemas como conjunturais, relacionados ao reaquecimento da economia pós-vacinação, com preços altos e disrupção das cadeia de produção. Mas há sinais de que eles retratam aspectos mais profundos de relações humanas e de mercado geridas por plataformas e algoritmos.

Ouça no Google Podcasts

Enquanto isso, a regulação alcançou esses setores, com decisões como a do STJ, que reconheceu o poder de condomínios de vetar o aluguel por plataformas. Outras regulações, como os direitos trabalhistas dos prestadores de serviço, ainda estão indefinidas no Brasil, enquanto estados americanos e países da Europa avançam nessa frente.

Participam deste episódio Clara Iglesias Keller, do Leibniz Institute for Media Research, Ivar Hartmann, do Insper e Yasmin Curzi de Mendonça, do centro de Tecnologia e sociedade da FGV Direito Rio. A apresentação é de Iago Bolívar e a edição de áudio e vídeo é de Raoni Arruda, do JOTA.

Siga o Big Data Venia na sua plataforma de áudio preferida, para ser alertado sobre novos episódios:

Spotify: https://spoti.fi/34NagnP
Apple: https://apple.co/36tQo9h
Google: https://bit.ly/3yOwQbP