Advocacia

Cinema

Candidatos a OAB do ES, MG e RJ prometem corte de gastos e fim de reeleição

Conheça as principais propostas

SONY DSC

As eleições estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil de 2015 já começaram. Advogados votam para escolher a nova direção da entidade que ficará no cargo até 2018. Esse ano, as propostas para o fim da reeleição, diminuição de gastos e informações mais acessíveis aos associados aparecem em peso.

Conheça as propostas e as chapas dos candidatos dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para o triênio 2016/2018.

Espírito Santo

Eleição dia 19/11
Presidente atual: Homero Junger Mafra
Concorre à reeleição? Sim
Número de chapas inscritas: 3

Homero Junger Mafra – Chapa: A Voz do Advogado (Chapa 1)

Formada por Homero Junger Mafra, que concorre à reeleição para presidente da Ordem, Nara Borgo Cypriano Machado, vice-presidente e Ricardo Barros Brum, para secretário geral.

Com a chapa A Voz do Advogado, Mafra promete transferir a competência de instrução dos processos éticos do Conselho Seccional para o Tribunal de Ética, aumentar de cinco para 15 as turmas do Tribunal de Ética para permitir que todos os processos éticos sejam julgados em até 12 meses. Pretende também criar comissões especiais de publicidade e de honorários e uma diretoria de prerrogativas. Além disso, propõe modificar o regimento interno para que o orçamento anual da CAAES seja submetido à aprovação prévia pelo Conselho Seccional.

Diretoria
Presidente: Homero Junger Mafra
Vice-presidente: Nara Borgo Cypriano Machado
Secretário Geral: Ricardo Barros Brum
Secretária Adjunta: Simone Silveira
Diretor Tesoureiro: Giulio Cesare Imbroisi

Santuzza da Costa Pereira – Chapa: Muda OAB – A Ordem é de Todos

Formada por Santuzza da Costa Pereira, que concorre à presidência da OAB-ES, Tárek Moysés Moussallem, vice-presidente e Jovacy Peter Filho, para secretário geral.

A chapa Muda OAB promete apresentar um planejamento trienal, realizar consulta pública aos advogados para definir as prioridades da administração e publicar balanços da gestão periodicamente. Propõe ainda ampliar a participação da mulher para a composição do Conselho Seccional e de Presidência de Comissões. Santuzza é contrária à recondução imediata à presidência da OAB-ES e promete acabar com a prática.

Diretoria
Presidente: Santuzza da Costa Pereira
Vice-Presidente: Tárek Moysés Moussallem
Secretário Geral: Jovacy Peter Filho
Diretor Tesoureiro: José Arciso Fiorot Junior
Secretário Adjunto: Gilmar Zumak Passos

José Carlos Rizk Filho – Chapa: Uma Nova Ordem

Formada por José Carlos Rizk Filho, que concorre à presidente da OAB-ES, Leandra Maria Rocha Moulaz, vice-presidente e José Eduardo Coelho Dias, para secretário geral.

À frente da chapa Uma Nova Ordem, Rizk Filho pretende contratar obras e serviços com base na Lei de Licitações e adotar critérios objetivos para a contratação de colaboradores, com prioridade para os profissionais em início de carreira. Além disso, promete informações acessíveis sobre receitas e gastos da OAB e da CAAES. Pretende também criar a Procuradoria de Prerrogativas e da Comissão Permanente de Ampliação e Revisão da Tabela de Honorários. O candidato é a favor de apenas uma reeleição para à presidência da OAB-ES.

Diretoria
Presidente: José Carlos Rizk Filho
Vice-Presidente: Leandra Maria Rocha Moulaz
Secretário Geral: José Eduardo Coelho Dias
Secretária Adjunta: Livia Cipriano Dal Piaz
Tesoureiro: Wilson Roberto Arêas


Minas Gerais

Eleição dia 21/11
Presidente atual: Luis Claudio da Silva Chaves
Concorre à reeleição? Não
Número de chapas inscritas: 1

Antonio Fabricio Gonçalves – Chapa Advogado Valorizado

Formada por Antonio Fabricio de Matos Gonçalves, como presidente, Helena Santos Delamonia, para vice-presidente e Gustavo Oliveira Chalfun, secretário geral.

A campanha de Antonio Fabricio Gonçalves é formada por três eixos principais: inclusão digital; educação continuada para os advogado, principalmente em relação ao Novo CPC, e ampliação da defesa das prerrogativas.

O grupo propõe ampliar e descentralizar a estrutura profissionalizada de defesa das prerrogativas do advogado, desenvolver a cooperativa de compra de material de escritório para redução de custos nos escritórios de advocacia. Além disso, pretende desenvolver software aberto de gestão e controle de processos para escritórios de advocacia e lutar pelos honorários de sucumbência na Justiça do Trabalho. Gonçalves é atual tesoureiro da OAB-MG e agora concorre sozinho ao cargo de presidente da entidade.

Em relação à direção anterior, Gonçalves ressalta a ampliação da estruturação e dos meios para advocacia trabalhista e afirma que a gestão avançou em defesa de prerrogativas e que continuou a interiorização da Ordem em MG. “O grupo atual continua unido”, afirmou.

Diretoria
Presidente: Antonio Fabricio Gonçalves
Vice-presidente: Helena Santos Delamonica
Secretário Geral: Gustavo Oliveira Chalfun
Secretário Geral Adjunto: Charles Fernando Vieira da Silva
Tesoureiro: 
Sergio Rodrigues Leonardo


Rio de Janeiro

Eleição dia 16/11
Presidente atual: Felipe Santa Cruz
Concorre à reeleição? Sim
Número de chapas inscritas: 4

Felipe Santa Cruz – Chapa 22 – Nova OAB

Formada por Felipe Santa Cruz, que concorre à reeleição da presidência da OAB-RJ, Ronaldo Eduardo Cramer Veiga, vice-presidente e Marcus Vinicius Cordeiro, para secretário geral.

Com a chapa Nova OAB, Santa Cruz tem como bandeira a criação de aplicativo que permite o acesso ao Recorte digital por meio do celular Acesso móvel. Além disso, promete a manutenção do transporte gratuito, cursos gratuitos sobre o Novo CPC, ampliação do projeto OAB Século 21 e eleições diretas para o Quinto Constitucional.

Diretoria
Presidente: Felipe Santa Cruz
Vice-presidente: Ronaldo Eduardo Cramer Veiga
Secretário-Geral: Marcus Vinicius Cordeiro
Secretária-Adjunta: Ana Amelia de Castro Ferreira
Tesoureiro: Luciano Bandeira Arantes

Leandro Mello Frota – Chapa 10 – OAB Livre

Formada por Leandro Mello Frota, que concorre à presidência, Sérgio Alexandre Cunha Camargo, vice-presidente e Nelson Marcio Nirenberg como secretário geral.

A chapa OAB Livre tem como bandeira o corte de gastos e a defesa das prerrogativas da carreira. Leandro Frota promete criar uma Procuradoria das Prerrogativas forte e conectada com os advogados em tempo real por um aplicativo de celular e pelo Canal Digital das Prerrogativas em todas as redes sociais, para denúncias de quebra dos direitos dos advogados e resolução das ilegalidades. A chapa pretende ainda cortar gastos e fazer uma OAB “enxuta e eficiente”. “Vamos promover responsabilidade fiscal na instituição. Os processos internos serão digitalizados e eletrônicos.” Ainda, eles defendem que as subseções devem ter autonomia financeira estipulada em regulamento.

Frota afirma que o atual presidência administra ao lado dos grandes escritórios e ignora as dificuldades dos médios e pequenos advogados. “O apartidarismo é fundamental para impedir que a força da OAB seja usada para eleger políticos”, diz a proposta. O candidato pretende acabar com o fim de indicações políticas e proibir as reeleições.

Diretoria
Presidente: Leandro Mello Frota
Vice-presidente: Sérgio Alexandre Cunha Camargo
Secretário-Geral: Nelson Márcio Nirenberg
Secretário-Adjunto: Maurício Carvalho Martins
Tesoureiro: Fábio Ribeiro Velozo

Luciano Viveiros de Paula – Chapa 33 – Nossa OAB

Formada por Luciano Viveiros de Paula, que concorre à presidência, Leonardo Ribeiro Pessoa, vice-presidente e Abrahão Teixeira de Mendonça para secretário geral.

A chapa Nossa OAB tem como bandeira a defesa das prerrogativas e da celeridade na prestação jurisdicional, a transparência na gestão que seria feita com a divulgação das demonstrações financeiras e planejamento estratégico. Promete também a progressividade na redução das anuidades dos jovens advogados e apresentar emenda à Constituição criando o Quinto Constitucional no Primeiro Grau de Jurisdição, para que a OAB possa colaborar na solução rápida dos litígios.

Luciano de Paula defende a alternância de poder e diz que a atual gestão já cumpriu com sua parte e é preciso realizar algumas mudanças que serão essenciais para o redirecionamento da entidade aos interesses de advogados.

Diretoria
Presidente: Luciano Viveiros de Paula
Vice-presidente: Leonardo Ribeiro Pessoa
Secretário-Geral: Abrahão Teixeira de Mendonça
Secretário-Adjunto: Fernando Luiz Sauerbronn
Tesoureiro: Emerson Luiz Mazzini

Roque Z Roberto Vieira – Verdade – Chapa 55

Formada por Roque Z Roberto Vieira, que concorre à presidência, Rosalvo Garcia de Medeiros, vice-presidente e Ercio de Andrade Braga para secretário geral.

A chapa Verdade tem como bandeira a redução da anuidade e transparência na arrecadação, pagamentos e salários. O objetivo é proporcionar maior participação dos advogados e contenção de despesas.

Vieira pretende reduzir em 30% a anuidade da OAB-RJ além de extinguir o Token na Justiça estadual e na trabalhista, e aplicar o mesmo sistema da Justiça Federal, nacional e gratuito. Além disso, promete a obrigatoriedade da liberação de mandado de pagamento/alvará em 48 horas, além do pedido, ao Tribunal de Justiça, de reserva de vagas na creche do Fórum da capital para filhos de advogadas em qualquer diligência. O candidato também propõe o fim da reeleição e do voto obrigatório na OAB.

“Para reduzir custos desnecessários, procederemos à venda de toda a frota de carros oficiais da OAB/RJ, em especial o carro utilizado pelo presidente, pelos membros da diretoria e da Caarj, e a dispensa dos respectivos motoristas”.

Diretoria
Presidente: Roque Z Roberto Vieira
Vice-presidente: Rosalvo Garcia de Medeiros
Secretário-Geral: Ercio de Andrade Braga
Secretário-Adjunto: Luciane Oliveira Meirim
Tesoureiro: Boanerges Garro Ferreira Rabello Neto


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito